Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SINOP: Prefeitura realiza exames preventivos para mulheres neste sábado

O dia D para a realização de coletas do exame preventivo de mulheres entre 25 a 69 anos, será feito em dois pontos. Veja mais detalhes...

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste sábado (23), um dia D para realização de coletas do exame de Papanicolau (Preventivos), para mulheres com idade entre 25 a 69 anos, em dois pontos: no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e, também, no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRASM).

No CEM, serão quatro enfermeiras do Departamento de Atenção Primária da Secretaria de Saúde atendendo das 8h às 17h, sem intervalos. Devem ser realizados aproximadamente 200 atendimentos, considerando a ordem de chegada e distribuição de senhas.

Já na Casa da Mulher, os trabalhos serão das 7h às 11h e das 13h às 17h. A estimativa também é atender aproximadamente 200 mulheres, seguindo o sistema de ordem de chegada e entrega de senhas.

Nos dois locais, é necessário que as interessadas levem os documentos pessoais e cartão SUS. O CEM fica localizado na Avenida das Itaúbas, esquina com avenida das Embaúbas, no Setor Comercial. Já o CRASM, está instalado na Avenida André Maggi, S/N, bairro Nossa Senhora Aparecida, paralelo ao cemitério.

As coletas serão encaminhadas ao laboratório e os resultados devem ficar prontos em um prazo aproximado de 30 dias. A retirada deve ser feita na própria unidade onde a coleta ocorreu, mediante apresentação de documentos pessoais.

O exame Papanicolau é a principal estratégia para detectar lesões no Colo do Útero precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.

Confira a recomendação do Ministério da Saúde para a realização do exame Papanicolau:

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

(Com Prefeitura de Sinop)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat