Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Prefeita e empresários registram denúncias na PF e Civil contra Fake News sobre medicamentos do Kit Covid

A publicação acusa a administração municipal e os empresários da Farmácia de Manipulação Alquimia de terem entregue capsulas de zinco vazias para pacientes em tratamento contra o novo coronavírus.

A prefeita Rosana Martinelli, esteve reunida, na manhã desta sexta-feira,31, com delegados das polícias Federal e Civil para denunciar uma falsa publicação feita por página no Facebook, que tem circulado nas redes sociais, nas últimas horas.

A publicação acusa a administração municipal e os empresários da Farmácia de Manipulação Alquimia de terem entregue capsulas de zinco vazias para pacientes em tratamento contra o novo coronavírus.

“É muito grave o que está acontecendo em Sinop, quando uma página faz um fake News, que é crime, atenta contra a idoneidade das pessoas, a honra e, principalmente, coloca em dúvida um trabalho sério, com recursos federais envolvidos. Nós fizemos uma visita oficial aos delegados da Polícia Federal e da Polícia Civil e estamos encaminhando formalmente, através da Procuradoria Jurídica, a queixa crime contra Fake News”, ressalta a prefeita Rosana Martinelli.

Os empresários  Ester e Carlos Martins, proprietários da farmácia, repudiaram as acusações e se colocaram à disposição para mostrar todo o processo de manipulação dos medicamentos. “A nossa empresa tem profissionais capacitados. O processo de fabricação e controle de qualidade é excelente, fiscalizado por todos os órgãos. Então, fica aqui o nosso repúdio a essa pessoa irresponsável, que por questão política fica armando esse tipo de coisa”.

Essa é a segunda vez que a Prefeitura de Sinop é alvo de fake News durante o período de pandemia. Em abril, uma página de facebook criou um boletim informativo epidemiológico do COVID-19 com dados falsos, o que gerou pânico na cidade.

“Em um momento tão sério, onde estamos trabalhando juntos contra a pandemia, pessoas tiram o seu tempo para colocar o nome e a credibilidade de empresários, duvidando das medicações. Isso não pode acontecer, as pessoas têm que ter responsabilidade do que falam e do que postam. É crime, e a Prefeitura está tomando as devidas providências”, destacou Rosana.

O protocolo de medicamentos que compõe o kit-covid foi elaborado pela Junta Médica da Secretaria Municipal de Saúde e é entregue aos pacientes, com prescrição médica. O registro da ocorrência também será feito na Polícia Federal, uma vez que os recursos utilizados pelo município para a compra dos remédios são oriundos do Governo Federal.

A prefeita esteve reunida com o delegado Federal Samir Zugaibe e, em seguida, com o delegado da Polícia Civil Carlos Eduardo Muniz. O secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Astério Gomes, acompanhou a gestora.

Outro lado

A página fez uma postagem e alegou que recebeu o vídeo em que a mulher mostra as cápsulas vazias no dia 29 de julho. Eles apontam que o publicaram sem saber a veracidade dos fatos. Disseram também que, pouco tempo depois, receberam o outro vídeo, onde mostra que há medicação dentro das cápsulas.

Na publicação a página afirma ter o número da pessoa que mandou o vídeo e também prints de uma determinada conversa. “Estamos à disposição da Polícia Civil e da Polícia Federal para esclarecer todos os fatos e assim ser responsabilizados”, escreveram. (Com assessoria)

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies