Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Prefeita diz que vai fechar estabelecimentos reincidentes em não cumprir medidas de prevenção

De acordo com a prefeita essa é uma medida necessária a fim de evitar um fechamento total (lockdown)

Após serem notificadas e multadas por desrespeitarem normas sanitárias e de saúde estabelecidas contra o novo coronavírus, empresas reincidentes serão fechadas pela Prefeitura Sinop se flagradas descumprindo as regras.

A medida mais enérgica é resultado de uma reunião entre Prefeitura de Sinop, Ministério Público, Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas, considerando o crescimento da doença.

Segundo a prefeita Rosana Martinelli, anunciar que após multas empresas reincidentes serão fechadas corresponde a uma medida necessária a fim de evitar um fechamento total (lockdown).

Desde o início da pandemia, o próprio segmento comercial havia se comprometido a também trabalhar atento às regras de saúde.

Entretanto, no decorrer das fiscalizações, empresas diversas foram flagradas desrespeitando as determinações (horário de funcionamento, capacidade, aglomeração, entre outros pontos). Logo, não se atentaram às medidas.

“Fomos orientando, notificamos, multamos e, agora, temos a documentação dando a possibilidade do fechamento do estabelecimento que não estiver cumprindo”, afirma Rosana Martinelli.

Após quatro dias de operação em bares de Sinop para que cumpram as regras que impõem condições para que se evite e diminua a contaminação das pessoas pelo Coronavírus, quase R$ 34 mil em multas foram aplicados.

A ação envolve a Vigilância Sanitária, o Procon, a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e vem percorrendo diferentes pontos do município porque objetiva aferir o grau de colaboração.

No comparativo semanal, entre 08 de junho a 14 de junho, Sinop apresentou uma alta nos casos de Covid-19. Saíram de 105 para 161, respectivamente.

No entanto, ao se considerar o mês de junho como um todo, a evolução foi ainda maior. Portanto, o cenário de alerta permanece no município. No dia 1º deste mês Sinop registrava 61 casos confirmados, já no boletim desse domingo (14), o município registrou 161 casos.

Leitos disponíveis

O Hospital Regional de Sinop conta com 20 leitos de UTI  e 31 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes Covid-19. A ocupação é dinâmica e aumenta à medida que novos pacientes dão entrada na unidade.

Nesse domingo, 14 de junho, a atualização da Secretaria de Estado de Saúde mostrou que dos 20 leitos de UTI, 18 estão ocupados, ou seja, 90% da capacidade total. Dos 31 leitos de enfermaria disponível, 35,48% estão ocupados, considerando-se ocorrências positivas, suspeitas e descartadas.

O que diz a CDL e a Aces

De acordo com o presidente da CDL, Marco Antônio Alves, a Câmara de Dirigentes Lojistas tem atuado na orientação dos empresários.

“A CDL Sinop tem lutado para manter a economia da cidade funcionando, buscando alternativas de funcionamento seguro e o empresário tem feito a parte dele, temos cobrado mais saúde dos governantes e eles também tem colaborado, resta a população fazer a parte dela também, indo as ruas quando necessário e cumprindo com as medidas protetivas não apenas no comércio mas em todos os momentos”, disse o presidente da CDL Marcos Antônio Alves.

A ACES SINOP também pede aos empresários que reforcem os cuidados na prevenção contra o Covid19. “Nossa preocupação é com as vidas que podem ser ceifadas por essa doença e por isso pedimos para que todos se conscientizem e se unam na luta contra o coronavírus”, afirma Klayton Gonçalves presidente da ACES.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies