Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Portadores de Fibromialgia terão atendimento preferencial em Sorriso

Outro Projeto de Lei, também institui e inclui no calendário oficial de eventos, o Dia da Conscientização da Fibromialgia.

Os portadores de Fibromialgia passam a ser inclusos no sistema de atendimento preferencial em órgãos públicos e privados do município de Sorriso. A inclusão se deu após a criação do Projeto de Lei (PL) Nº 48/2020, que foi aprovado pela Câmara Municipal de Sorriso, ainda no dia 17 de agosto.

A Lei, dispõe sobre a instituição de atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia nos órgãos públicos e privados, nas vagas de estacionamento e filas preferenciais do Município de Sorriso, Estado do Mato Grosso. O projeto foi encaminhado para sanção do prefeito, Ari Lafin, que assim o fez.

Conforme consta no próprio projeto, as empresas comerciais que recebem pagamentos de contas deverão incluir as pessoas, portadoras de fibromialgia, nas filas de atendimento preferencial aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Uma das responsáveis pela causa, Sheila Santos, disse à 93 FM que o município está de parabéns, pois “é um avanço que, para muitos não há necessidade, mas quem possui a doença sabe o quanto é importante. Só quem sofre sabe o tanto que dói, no corpo e na alma. O emocional fica muito abalado. Poderia muito ser uma lei federal, parabéns à Sorriso”, disse Sheila.

Portadores de Fibromialgia terão atendimento preferencial em Sorriso
A Fibromialgia afeta homens e mulheres, com dores em todo o corpo. (Foto: Arquivo Evanto / 93 FM)

Em conversa com a 93 FM, Sheila também falou sobre a ideia de criar uma associação para que os direitos de pessoas com fibromialgia sejam garantidos. Também foi aprovada e sancionada a Lei que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do município, oDia da Conscientização da Fibromialgia“, oficialmente no dia 12 de maio.

De autoria dos vereadores Damiani da TV (PSDB) e Professora Silvana (PTB), o projeto foi apreciado por todos os demais vereadores da Casa de Leis.

 

A Fibromialgia

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia (dados de 2011).

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da FM tendam a incluir mais mulheres.  A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas. (Por Sociedade Brasileira de Reumatologia)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies