Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SINOP: Paróquia São Camilo restaura Sino guardado por décadas

A tradição do toque do sino, que por anos marcou o cotidiano dos moradores, foi resgatada graças à iniciativa das Pastorais da igreja.

Os sons em Sinop ganharam uma melodia especial neste final de semana com a inauguração do sino da Paróquia São Camilo de Lellis. Após 20 anos em que foi desativado, devido à corrosão da estrutura de madeira que o sustentava, foi restaurado e reintegrado à vida da comunidade em uma solenidade que incluiu uma celebração de missa, benção e um jantar italiano no salão paroquial.

A tradição do toque do sino, que por anos marcou o cotidiano dos moradores, foi resgatada graças à iniciativa das Pastorais da igreja. O objeto foi trazido da Alemanha em 1982 e doado pela família do empresário Rolando Bonfiglio aos Padre Camilianos, foi desativado duas décadas atrás por questões de segurança.

O padre Prim, pároco da Matriz São Camilo, ressalta a importância histórica:

“Em meados de 1980 a igreja São Camilo foi pioneira em instalar o sino, por muitos anos ele acompanhou o dia a dia das pessoas, anunciando as missas, batia em determinadas horas do dia, então as pessoas se guiavam por ele. Muitos lembram com emoção o tocar do badalo”, comenta o padre Prim, pároco da Matriz São Camilo.

O sino passou por um processo de restauração, recebendo uma nova pintura e uma engrenagem elétrica para seu funcionamento. Agora, suspenso em uma estrutura de concreto em forma de cruz, construída ao lado da igreja na avenida das Palmeiras, ele se destaca iluminado durante a noite.

O presidente do Conselho Administrativo Econômico e Paroquial (CAEP), Luís Roberto Paschoal, destaca a união da comunidade na realização desse projeto:

“O sino, para muitos que estão no CAEP (Conselho Administrativo Econômico e Paroquial), da paróquia, representa muito. Nossa união fez com que ele voltasse a bater. Todas as Pastorais tiveram uma participação na idealização da reconstrução, cada um colocou literalmente um tijolinho nesta obra maravilhosa”, disse o presidente, Luís Roberto Paschoal.

Segundo o padre Prim, o sino será tocado diariamente às 8h da manhã, às 15h e às 18h, na hora da Ave Maria. Aos finais de semana, nos horários das missas de sábado às 19h30 e domingo às 8h e às 19h30, onde retomará seu papel tradicional como sinal de chamamento para o encontro com Deus na casa do Senhor.

Leia também –

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies