Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Os gatos são realmente animais egoístas?

O gato doméstico pertence à família dos Felis catus, eles são uma das espécies que evoluíram recentemente dentro do grupo de Felídeos.

A família de Felídeos é dividida em três gêneros, sendo eles:

  • Panthera

Ex: Leão, Tigre, Leopardo, onça.

  • Jubatus

Ex: Chita.

  • Felis

Abrange todos os gatos de porte pequeno.

Apesar dos três gêneros citados anteriormente, a classificação dos Felídeos é bem complexa, principalmente devido à dificuldade de diferenciar as espécies de acordo com seu fenótipo e morfologia.

De um modo geral, os felinos possuem muitas semelhanças entre si, sendo muito difícil até para os especialistas, saber diferenciar o crânio de um leão e o de um tigre.

Os gatos são especializados em caça predatória, sendo um dos caçadores carnívoros mais desenvolvidos dentre todas as espécies de mamíferos existentes.

Predominantemente os felinos se desenvolveram através dos anos como animais solitários, com alta capacidade de caçar seu próprio alimento e cuidar de si mesmos, com exceção dos leões que vivem em grupo.

Gatos

Há milhares de anos os humanos criam os gatos como animais domésticos, e quando comparado ao cachorro, considerado o melhor amigo do homem, os gatos são classificados como frios e egoístas.

Compreenda que o gato é um animal semi-domesticados, e guardam dentro de si muitas características dos seus antepassados, os gatos selvagens, caracterizados por serem imensamente solitários.

Acredita-se que o primeiro povo a tentar domesticar os gatos tenha sido os Egípcios, cerca de 3.600 anos atrás.

De acordo com alguns historiadores, os humanos perceberam que os gatos poderiam ser úteis no combate aos ratos que infestavam as plantações agrícolas.

Com o passar dos anos, os seres humanos passaram a alimentar os gatos com leite como recompensa pela caça aos ratos.

Apesar da domesticação dos gatos, eles possuem apenas uma pequena variação genética em comparação aos seus ancestrais, o gato selvagem, isso permite que o gato sobreviva facilmente sem a ajuda dos humanos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies