Observando as tendências: Como Criar uma persona
As personas são fundamentais nos dias de hoje e seguem como fator decisivo para o sucesso ou fracasso da sua estratégia de marketing.
A persona basicamente é a caracterização fictícia do perfil dos clientes que compram em sua empresa. Ela é definida após uma detalhada análise do comportamento e dados demográficos das pessoas que frequentemente visitam a sua empresa.
A persona é indispensável na hora de criar a estratégia de marketing ideal para o seu negócio, pois ela direciona e desperta a atenção do seu público-alvo. Mas embora a persona seja utilizada para atrair o seu público-alvo, as definições de ambos os termos são diferentes.
Isso porque quando você define o seu público-alvo, descreve conceitos gerais sobre os seus clientes. Já a persona é a criação de um personagem fictício, com nome, sexo, idade e profissão extremamente definidos.
Alguns dos fatores que compõem a definição da persona da sua empresa são:
- Interesses pessoais;
- Classe social;
- Faixa etária;
- Desejos;
- Comportamento;
- Perfil profissional.
Entender o seu público alvo e quais são suas necessidades é indispensável para uma boa gestão de vendas.
A segmentação de clientes pode ser realizada a partir das seguintes características:
- Segmentação Comportamental
- Segmentação Demográfica
- Segmentação Social
- Segmentação Econômica
- Segmentação Psicológica
Para analisar seu público e suas necessidades você deve ter em mente apenas as segmentações cabíveis em seu ramo de negócio.
Para isso, definir o seu nicho de mercado é de extrema importância, tendo em vista que ela definirá quais características do seu cliente devem ser analisadas.
Quando o seu produto for direcionado para o público correto, sua gestão de vendas funcionará mais precisamente.
E consequentemente o lucro da sua empresa irá aumentar.
Pois você passará a vender seus produtos ou serviços para clientes que realmente estejam interessados.
Alguns dos nichos de mercado são:
- Crianças
- Adolescentes
- Geeks e Nerds
- Donas de Casa
- Noivos
- Amantes de aventura
- Animais de estimações
- Empresários