Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Número de pacientes confirmados com covid-19 aumenta para 13 em Sorriso

Todos os casos confirmados em Sorriso são de pessoas que cumprem o isolamento domiciliar.

O número de casos confirmados com covid-19 em Sorriso, subiu de 6 para 13, entre ontem (6) e hoje (7). Também aumentou, o número de casos descartados no município, até esta quarta-feira haviam 17 casos descartados, já nesta quinta-feira o número aumentou para 23.

Apesar das confirmações, não há nenhum registro de internamento por covid-19 no município, tanto em unidades hospitalares particular ou pública. Entre os 13 casos, 6 foram diagnosticados através do teste rápido, e 7 por exame PCR, de acordo com a Prefeitura de Sorriso. Todos os casos confirmados em Sorriso são de pessoas que cumprem o isolamento domiciliar.

Número de pacientes confirmados com covid-19 aumenta para 13 em Sorriso
O boletim informativo foi disponibilizado pela secretaria municipal de Saúde de Sorriso, na manhã desta quinta-feira. (Foto: Reprodução)

No boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o município de Sorriso aparece com o registro de apenas quatro casos. O número registrado pela secretaria municipal de saúde pode ser incluso ou não no boletim desta quinta-feira, disponibilizado ao final da tarde pela SES-MT.

Número de pacientes confirmados com covid-19 aumenta para 13 em Sorriso
Boletim informativo da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, divulgado na tarde desta quarta-feira. (Foto: Print)

Todos os pacientes que foram confirmados com coronavírus, são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo que alguns apresentam sintomas leves e outros são considerados como casos assintomáticos.

 

Sorriso no boletim do Estado

Os casos confirmados em Sorriso até na última segunda-feira (4), não constavam no boletim da Secretaria de Estado de Saúde. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, falou sobre o assunto, durante entrevista coletiva da manhã de segunda, transmitida pelos canais digitais do Governo de Mato Grosso.

“Provavelmente porque não atende o protocolo estabelecido para tal. Não basta o município apenas querer que figure. É preciso figurar comprovação através de exames realizados e em laboratórios credenciados, e parece-me que exite alguma pendência ainda há ser confirmada. Quando os requisitos são atendidos, nós incorporamos aos nosso boletim. Existe um número de iniciativas realizadas pelo município, onde não atende os requisitos estabelecidos pela Secretaria de Estado. Nós não vamos oficializar no boletim, aquelas informações que não atendam a todos os protocolos estabelecidos”, concluiu o Secretário.

A equipe de Jornalismo da 93 FM entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Sorriso e, de acordo com o departamento de comunicação, os casos não aparecem na SES (Secretaria de Estado de Saúde), pelo fato de serem feitos em um laboratório credenciado.

“Os casos aqui de Sorriso foram feitos em um laboratório credenciado. O laboratório credenciado tem um processo, um protocolo pra enviar as informações para a Secretaria de Estado. Isso demora, diferente de você coletar um material e enviar para o Lacen”, disse o chefe do departamento de comunicação, Moacir Barbieri.

 

Volta às Aulas

As instituições de ensino particular em Sorriso, poderão retornar às suas atividades após um longo período de suspensão. De acordo com informações, teria sido uma solicitação dos representantes das escolas de rede privada do município, para que a prefeitura autorizasse o retorno das aulas.

O assunto foi discutido diversas vezes pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, com a participação dos representantes das instituições de ensino privado e também dos membros das secretarias municipais de Educação e de Saúde. A liberação também é cedida às instituições de Ensino Superior da cidade.

De acordo com a prefeitura, a volta às aulas será gradativa, conforme segue as informações repassadas abaixo.

  • 10/05/2020 – Centros/escolas de educação infantil, escola de idiomas, escolas técnicas, escolas de música e autoescola;
  • 18/05/2020 – Estabelecimento de ensino de rede privada;
  • 25/05/2020 – Ensino superior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies