Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

MT confirma caso em Nova Monte Verde e tem 7 infectados com Coronavírus

Nova atualização aconteceu na tarde desta terça-feira (24).

Mais um caso de Coronavírus foi confirmado em Mato Grosso. A mulher tem 32 anos e mora na cidade de Nova Monte Verde e a confirmação já consta no site do Ministério da Saúde. Além disso, o caso também foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), pela Nota Informativa e live com o secretário Gilberto Figueiredo, na tarde desta terça-feira (24).

Até essa segunda-feira (23) eram seis casos confirmados, sendo cinco em Cuiabá e um em Várzea Grande. O número de suspeitas em Mato Grosso também subiu. Agora são 269, nessa segunda eram 210.

Os laboratórios Carlos Chagas e Santa Rosa, ambos em Cuiabá, foram credenciados junto ao Ministério da Saúde, para realizarem os testes de Coronavírus em Mato Grosso.

Leia também: UFMT de Sinop em parceria com empresas privadas produz álcool em gel para distribuir a famílias carentes

 

Brasil

Foram confirmados, recentemente, pelo Ministério da Saúde, 46 óbitos por conta do Covid-19 no Brasil. São 40 mortes de pacientes no Estado de São Paulo e seis no Estado do Rio de Janeiro. No total, são 2.201 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus, em todo o país.

 

Laboratórios podem se credenciar no Ministério da Saúde

Os laboratórios públicos, privados, de ensino e pesquisa que tiverem interessados em receber a habilitação oficial para realizar o exame de coronavírus (COVID-19) em Mato Grosso já podem solicitar o pedido de credenciamento.

O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial que circula nesta terça-feira (24), a portaria n°099/2020GBSES, com todas as regras do processo. De acordo com documento, antes de realizar o pedido de inscrição para o credenciamento é necessário que os laboratórios sigam alguns requisitos para participar do processo.

Leia também: Prefeitura do interior começa a desinfectar ruas e avenidas da cidade

Regras

I- Possuir registro no CNES e informar o número do respectivo registro;

II – Apresentar cópia do Alvará da Vigilância Sanitária (exceto laboratório público de ensino e pesquisa);

III – Comprovar a existência, no laboratório, de técnico com experiência em biologia molecular na realização de RT-PCR em tempo real;

IV – Possuir laboratório de contenção NB-2 para manipulação das amostras e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados a esse nível de contenção;

V – Firmar o Termo de Cooperação Técnica Laboratorial, Anexo Único desta Portaria.

Os laboratórios que atendem aos cincos requisitos listados acima, devem encaminhar os documentos digitalizado (em alta resolução) para o e-mail: [email protected]. Os estabelecimentos receberão uma visita técnica para vistoria do local.

Todo o processo será conduzido por uma equipe de profissionais do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) que analisará as propostas apresentada por cada um dos interessados. O documento completo com todas as informações pode ser acessado AQUI  (páginas 20 e 21).

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS AO CORONAVÍRUS EM SINOP E REGIÃO

Precauções padrão

Ações diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão,usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies