Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Motoristas devem utilizar canais de atendimento para inscrição no INSS

0 21

Decreto nº 9.792, publicado na última quarta-feira (15), trouxe orientações de como os motoristas de transporte remunerado privado individual de passageiros, ou motoristas de aplicativos Uber, Cabify e 99 como são mais conhecidos, devem efetuar a inscrição no INSS e recolher a contribuição obrigatória para a sua categoria.

De acordo com o decreto, que vem para regulamentar a Lei 12.587/2012, os motoristas devem preferencialmente utilizar o gov.br/meuinss e efetuar a inscrição na categoria Contribuinte Individual e começar a recolher a contribuição para o INSS. Se o motorista já está inscrito perante o INSS em qualquer categoria de segurado (NIT) basta apenas efetuar o recolhimento da contribuição, cuja guia de recolhimento, código 1007, poderá ser expedida pela canal remoto (internet).

Leia também: A FORMA DE SE CADASTRAR NO MEU INSS MUDOU; ENTENDA

Ele ainda tem a opção de se inscrever como MEI (Microempreendedor Individual) pelo canal eletrônico www.portaldoempreendedor.gov.br  e pagar a contribuição com alíquota de 5%, desde que atenda aos requisitos legais.

A responsabilidade de inscrição e recolhimento dos valores é do motorista, que deve apresentar às empresas de aplicativos e outras plataformas digitais os comprovantes fornecidos pelo INSS, também pelos canais eletrônicos de atendimento.

Leia também:INSS DIVULGA DISPONIBILIZAÇÃO DE TODOS SEUS SERVIÇOS PELA INTERNET

Ao se tornar segurado da Previdência Social, o motorista passa a ter direito a vários serviços do INSS, como aposentadorias e auxílios. (Com assessoria)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies