Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SINOP: Morre aos 82 anos, Bispo Dom Gentil de Lazari

O falecimento do líder religioso, conhecido pela sua grande atuação de fé em Sinop, foi informado através de nota da Diocese. O Seu lema episcopal: "Preparai os Caminhos do Senhor" (Cf. Mt 3,3).

Foi informado na noite desta segunda-feira (31), que o Bispo Emérito Dom Gentil de Lazari, acabou falecendo em um Hospital Particular de Sinop, onde se encontrava internado. O líder tinha mais de 20 anos, apenas em atuação dentro da cidade, e contava com um lema de preparação nos caminhos do Senhor.

Segundo as informações através de nota, a Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop, informou o falecimento do líder religioso, que estava internado em uma unidade de saúde.

“Com profundo pesar a Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop-MT, comunica ofalecimento do seu Bispo Emérito Dom Gentil Delazari, ocorrido às 21h15min desta segunda-feira, 31 de outubro
de 2022, no Hospital Santo Antônio, onde se encontrava internado.”

Dom Gentil Delazari nasceu em 09 de setembro de 1940, em Encantado-RS, e ordenou padre em 13 de julho de 1968, na cidade de Relvado-RS.

Como padre, foi Formador e Vice-Reitor do Seminário. Dom Gentil atuou na Sagrada Coração de Jesus; Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,  em Arroio do Meio-RS, e também foi responsável pela formação dos seminaristas maiores de Santa Cruz do Sul.

O líder religioso foi Vice-Reitor do Seminário de Viamão; Reitor do Seminário São João Batista; Membro do Colégio dos Consultores; Vigário Paroquial da Catedral São João Batista; Pároco de Santo Inácio de Lajeado.

Com sua vasta ficha de atuação no evangelho, Dom Gentil também atuou como Reitor do Seminário Propedêutico; foi Diretor do Centro Diocesano de Vocações; Coordenador da Cúria; Ecônomo da Diocese; Diretor Espiritual do Cursilho de Cristandade; Diretor da Ação Social Diocesana; Presbítero responsável pela Igreja São José; Professor na PUC, UNIC, FAFIMC, e Orientador de retiros.

Sua missão no evangelho, começou quando foi ordenado bispo em 27 de março de 1994, na cidade deLajeado- RS. Tomou posse como Bispo Coadjutor na Diocese de Sinop-MT, em 23 de junho de 1994, e em 1995 assumiu como Bispo Titular, onde pastoreou nossa diocese até 20 de janeiro de 2016.
Durante seu episcopado, todo ele vivido em na diocese de Sinop,  foi presidente do Regional Oeste 2. O Seu lema episcopal: “Preparai os Caminhos do Senhor” (Cf. Mt 3,3).

Alem de informar o seu falecimento, a Diocese de Sinop agradeceu os trabalhos de Dom Gentil, como um grande líder religioso do município.

“A Diocese de Sinop-MT, agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana, e por seis anos permaneceu conosco como Bispo Emérito. O seu ministério episcopal foi caracterizado pelo Anúncio incansável do Evangelho, tornando Cristo mais conhecido e amado, conforme seu lema episcopal.”

O velório de Dom Gentil está marcado para esta terça-feira (01), na Catedral Sagrado Coração de Jesus com início às 05h. Haverá uma Santa Missa às 10h, e as 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguido do sepultamento na Cripta da Catedral do município.

 

Leia Também-

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies