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Descubra qual foi a melhor plataforma de vendas online em 2020

As vendas através da internet vêm em franco crescimento já algum tempo, e qualquer empresário antenado nas novas tendências do mercado pôde facilmente vir notando isso nos últimos anos em dados apresentados pelas plataforma de vendas online. 

Apesar da tenaz crise global que surgiu em consequência da pandemia do coronavírus e fez com que diversos empresários fossem à falência, o mercado digital continuou crescendo, muito por conta disso, já que as atividades presenciais foram suspensas por um período de tempo com o isolamento social imposto.  A necessidade desse distanciamento alavancou ainda mais as vendas em 2020 fazendo com que o faturamento aumentasse 27,6%.  

Quase metade da população brasileira comprou mais através da internet em 2020 quando comparado a 2019, e o e-commerce registrou um crescimento de 9%. É esperado que em 2021 esse aumento na vendas digital se torne ainda maior, e com isso surge a pergunta para quem deseja iniciar o investimento neste momento: “qual a melhor plataforma de vendas online”. O que 2020 pode nos ensinar?

Qual a melhor plataforma de vendas online?

É natural que o investidor tenha dúvidas para decidir qual plataforma de vendas online é mais adequada ao iniciar o novo empreendimento. Mas não só o iniciante é quem passa por esse tipo de dificuldade. Pessoas que já atuam no cenário de vendas online através de marketplaces podem se cansar do valor alto pago em comissões e decidirem sua própria loja virtual. Há também o grupo que já possui a loja virtual, porém fizeram escolhas equivocadas e desejam migrar para outra plataforma de vendas online. Contudo a plataforma Nuvemshop foi eleita em 2017,2019 e 2020 como a melhor plataforma de vendas online da América Latina. Características importantes da Nuvemshop são a consistência, flexibilidade e integração.

É claro que definir a melhor plataforma do mundo é algo bastante difícil e pode ser a avaliação de determinado grupo, muitas vezes vemos premiações que podemos considerar injustas. Existem outras opções de plataformas muito eficientes e que possam ter mais a ver com o modelo de negócio que deseja empreender, muito depende de suas experiências e aptidões também.

A Magento é uma das melhores e mais utilizadas plataformas com código aberto (open source) do mundo. A Magento foi incorporada a Adobe em 2018, essa plataforma possui um nível de segurança bastante rígido e tem um bom desempenho orgânico fazendo uso da técnica SEO. Em 2020 alguns dos estabelecimentos que fizeram uso da Magento foram empresas como o  Havan, Sandálias Ipanema, Riachuelo, Cozinhas Itatiaia, Droga Raia, dentre outros. 

 A WooCommerce é gratuita, segura e  integrada à WordPress. Está bastante ligada às atualizações constantes, sabendo do processo inovador veloz dos procedimentos e sistemas tecnológicos. Alguns exemplos de lojas brasileiras criadas através da plataforma de vendas online WooCommerce são a Vestcasa, Phooto, Moka Club e a BodyBuilding Store.

A Tray é uma das plataformas mais populares. A plataforma tem um bom desempenho na automatização de processos, integração de contatos e formulários, leads e atualizações diárias. A Tray é responsável por marketplaces integrados a lojas como Magazine Luiza (Magalu), Casas Bahia, Extra, Lojas Americanas, Ponto Frio, Dafiti, Kanui e várias outras empresas de sucesso.

Bom, esses são apenas quatro dos exemplos de plataformas de vendas online estruturados e exitosos, mas existem também boas opções como o Wix, Drupal, Linx Commerce, Vtex, Betalabs, Shopify, dentre outros. O importante é que o empreendedor faça uma pesquisa para verificar se a plataforma atende às suas expectativas com muito cuidado, pois opções não faltam.

Resultados esperados

É claro que ao adquirir uma plataforma de vendas online o investidor espera gerar resultados com isso, mas infelizmente esse é apenas o primeiro passo para o sucesso. É necessária também uma boa estratégia de marketing que faça com que a loja virtual seja conhecida para que aí o fluxo comercial comece a acontecer, dessa forma, caso a escolha tenha sido acertada, a plataforma contribua com benefícios como maior praticidade, fácil acesso a comunicação entre o cliente e a empresa, maior visibilidade dos produtos, vendas a qualquer horário, análise de resultados, dentre diversos outros pontos. Outros artigos que também podem contribuir para a melhoria e a otimização da aquisição e a evolução da loja virtual são elementos digitais que possibilitam a expansão e alcance da marca como o Google Trends, Uberssugets e o SEMrush, que respectivamente estabelecem acompanhamento das ferramentas de busca por meio de palavras-chave, permitem conhecer se as estratégias e metas estão sendo satisfatórias, quando comparadas aos concorrentes e  por fim potencializam a qualidade do conteúdo produzido e faz pesquisas das melhores e mais efetivas práticas de marketing.  Mostramos no artigo acima qual foi a melhor plataforma de vendas online do ano de 2020. 

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