Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Mato Grosso deve receber cerca de 600 aparelhos respiradores

Serão colocados não apenas em UTIs mas também nos leitos da enfermaria.

Mato Grosso conta com cerca de mil leitos hospitalares de UTI e, todos os leitos, segundo o Secretário de Estado da Saúde, Gilberto Figueiredo, contam com respirador mecânico. Entre os mil leitos, 400 são da rede pública e 600 da rede particular.

De acordo com o secretário, em uma transmissão de vídeo desta segunda-feira (23), o estado deve receber mais 600 respiradores que serão colocados não apenas em UTIs mas também nos leitos da enfermaria.

“Não existe um leito de UTI sem respirador. No Estado, são mais de mil leitos de UTIs e, desses, aproximadamente leitos que estão sendo disponibilizados pelo SUS são algo de 400, e algo em torno de 600 estão na rede privada. Mas nós estamos também, fazendo uma intensificação pra aquisição de respiradores, aproximadamente 600 novos respiradores, pra serem utilizados não apenas nos novos leitos de UTI, mas também nas enfermarias, porque existe um trabalho inicial na parte clínica do paciente quando chegar com o agravamento, inicialmente é feito na enfermaria”, disse Gilberto Figueiredo.

Recentemente, o Governo de Mato Grosso anunciou a construção imediata de uma unidade acoplada ao Hospital Metropolitano de Cuiabá, onde serão implementados 200 leitos para atendimento exclusivo de pacientes afetados com coronavírus.

Ao ser questionado se esses novos leitos contarão com aparelho respirador, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo disse que, “A princípio sim. Nós estamos buscando uma aquisição não só de respiradores pra leitos de UTI mas também ter a capacidade. O que nós vamos fazer no hospital metropolitano é a construção de uma unidade adicional aquele hospital, de 180 leitos de enfermaria e um outro bloco com 30 leitos de UTI. Nossa aspiração é que a gente consiga, via Ministério da Saúde e todas as demais iniciativas e esforços do Governo, que também tem a participação da sociedade civil organizada, pra que a gente consiga todos os respiradores para todos esses leitos desse hospital e e também pra suprir a necessidade dos demais leitos de outros hospitais”, finalizou Gilberto Figueiredo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies