Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Inventário de máquinas e equipamentos: saiba o que é e entenda a sua importância!

O inventário de máquinas e equipamentos é uma das mais importantes exigências da NR-12. Mas, afinal, para que serve qual a importância desse documento para uma empresa?

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos porque você deve sempre manter seu inventário atualizado e como isso pode ser feito da maneira correta. Confira!

O que é um inventário de máquinas e equipamentos?

O inventário de máquinas e equipamentos é descrito em detalhes na norma 12.18 da NR-12 de Segurança do Trabalho.

Em linhas gerais, podemos defini-lo como uma relação minuciosa de todos os equipamentos presentes em uma empresa ou chão de fábrica.

Geralmente, os equipamentos listados em um inventário são aqueles utilizados no processo de fabricação de insumos e produtos.

Quanto ao conteúdo desse documento, ele deve conter todas as características e informações relevantes sobre o maquinário.

Entre essas informações, podemos destacar a capacidade, o tipo, os mecanismos de segurança presentes nos equipamentos e a localização de cada um deles.

O inventário também deve conter um layout especificando o posicionamento de todos os equipamentos de uma empresa em planta baixa.

O fabricante e o modelo de cada maquinário também devem ser especificados, além do tempo de operação diário de cada um deles.

Confira este exemplo de inventário de máquinas e equipamentos nr12!

Como é realizado o inventário de máquinas e equipamentos?

O inventário de máquinas e equipamentos é feito a partir de um levantamento fotográfico e de um desenho de planta baixa em sistemas do tipo CAD.

Os profissionais responsáveis por esse procedimento também realizam uma inspeção completa nos equipamentos,  identificando os pontos que divergem ou estão de acordo com as exigências da NR-12. 

A realização do inventário também depende da expedição de uma Anotação de Responsabilidade Técnica, que tenha sido entregue por um profissional devidamente credenciado.

Geralmente, esse profissional possui formação em engenharia mecânica. É desejável que os responsáveis pelo inventário tenham especialização em segurança do trabalho.

Para que serve o inventário de máquinas e equipamentos?

Antes de mais nada, é preciso salientar que é obrigação de empresas e indústrias manter o inventário de máquinas e equipamentos sempre atualizados.

Ao desobedecer a essa exigência, as empresas podem arcar com multas que podem variar entre R$ 1.201,25 e R$ 3.494,17. O cálculo preciso desses encargos pode variar a depender da quantidade de funcionários de cada negócio.

Ademais, é por meio do inventário de máquinas e equipamentos que empresas podem se adequar às normas de segurança previstas na NR-12.

Não se pode esquecer que é esse documento que norteia a apreciação dos riscos que envolvem a operação de cada maquinário.

Por isso, sua importância não se resume a uma exigência legal, sendo antes uma forma de ter um controle mais efetivo sobre os maquinários, o que tende a aumentar a segurança dos ambientes.

Mantenha o inventário de máquinas e equipamentos de sua empresa sempre atualizado!

Finalmente, devemos chamar a atenção para a importância do inventário. Esse documento serve não para evitar multas, mas para ajudar em procedimentos que envolvem maquinários e evitar acidentes.

Desta forma, para que você possa contribuir para aumentar a segurança de seus empregados e melhorar as atividades que envolvem equipamentos, é de suma importância que você esteja ciente sobre a importância da realização de um inventário de máquinas e equipamentos!

Está esperando o que para providenciar o inventário de máquinas e equipamentos de sua empresa? 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies