Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Índice aponta que 22% da população de Sinop é vulnerável a pandemia da Covid

O índice é composto por dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos.

O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), de Sinop, em relação aos impactos ocasionados pela pandemia do Coronavírus aponta que 22,16% da população é vulnerável. Os indicadores mostram que a proporção de população idosa no município é de 7,47%.

De acordo como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Sinop´em 2019 é de 142.996 habitantes. Neste sentido, 22,16% desse número são aproximadamente 31 mil pessoas.

Outro dado que a planilha traz é em relação as doenças sensíveis a Covid-19, onde se enquadram os fumantes, asmáticos, hipertensos, diabéticos e idosos, entre outros. Neste sentido, a cada mil habitantes em Sinop 4,58% tem alguma dessas doenças.

Em relação aos leitos hospitalares na microrregião para cada 10 mil habitantes, os dados apontam que a taxa de Sinop é de 15,14%, já os leitos de UTI’s são de 10,64% para cada 10 mil habitantes. A disponibilização de ventiladores e respiradores, também para cada 10 mil habitantes, é de 26,12%.

Em relação a proporção da população que depende do sistema público de saúde em Sinop, a planilha disponibilizada pelo IVM mostra que 77,15% necessita dos atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, a mesma tabela traz que 87,82% da população sinopense recebe cobertura pela Atenção Básica de Saúde. Nesse caso, nas Unidades Básicas (UBS’s), farmácias regionais, CIAMS, Cras, Creas, entre outros que são de responsabilidade da prefeitura.

Em um contexto geral, o índice de vulnerabilidade de Sinop é de 45,55%, em uma escala que vai de 0 a 100. A ferramenta IMV é uma iniciativa do Instituto Votorantim e aponta as cidades mais vulneráveis em relação à pandemia de coronavírus.

Números Sinop

De acordo com a atualização divulgada nessa segunda-feira (11), pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 16 de março já foram registrados 23 casos de Coronavírus em Sinop.

Desde número, 18 pacientes já se recuperaram e dois óbitos foram registrados. Ou seja, atualmente três moradores de Sinop estão com o vírus. Duas delas em isolamento domiciliar e uma está internada em enfermaria. Além disso, seis pessoas aguardam o resultado dos respectivos exames.

Vale ressaltar que a próxima atualização dos números será na noite desta terça-feira (12) e pode ter alterações.

Índice aponta que 22% da população de Sinop é vulnerável a pandemia da Covid 2
Dados são disponibilizados no Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) – Foto: Reprodução

O que é o índice?

O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) foi elaborado com objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O IVM utiliza dados secundários públicos obtidos por meio de fontes oficiais.

A consulta e utilização do IVM é disponibilizada gratuitamente para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia. O sistema do IVM permite a realização de buscas por regiões geográficas, pilares temáticos, níveis de criticidade e o cruzamento com o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.

O IVM é composto por dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos que abrangem dados relacionados a:

  1. População vulnerável
  2. Economia local
  3. Estrutura do sistema de saúde
  4. Organização do sistema de saúde
  5. Capacidade fiscal administração pública

Para cada indicador e pilar temático, foram atribuídos pesos de acordo com sua relevância no contexto da pandemia, conforme gráfico de rosca.

O IVM varia de 0 a 100 pontos, indicando que quanto maior o valor do índice de um determinado município, mais vulnerável e suscetível ele está com relação aos impactos da COVID-19.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies