Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Imprensa sinopense participa de Missa à São Francisco de Sales

São Francisco de Sales é considerado o Padroeiro dos Jornalistas, Escritores e todos aqueles profissionais que trabalham na área da comunicação.

0 38

Em comemoração e devoção à São Francisco de Sales, uma missa foi celebrada na noite desta sexta-feira (24), onde reuniram-se vários profissionais da comunicação do município de Sinop. A missa foi celebrada pelo Padre Prim, na Paróquia São Camilo de Léllis, no bairro Jardim Primaveras.

São Francisco de Sales é considerado o Padroeiro dos Jornalistas, Escritores e todos aqueles profissionais que trabalham na área da comunicação. Como uma forma de gratidão, carinho e amor, a equipe da Pastoral da Comunicação da Igreja Católica (PASCOM) preparou um convite especial aos veículos de comunicação para participarem da missa.

Na celebração, diversos colegas de profissão puderam se reencontrar e se abraçarem, relembrando de velhas parcerias. Ainda, foi possível ver vários jornalistas participando da equipe de liturgia naquele momento, até o Padre cantou e tocou uma música com o violão, para homenagear São Francisco de Sales e os profissionais.

Dentre os inúmeros comunicadores que estavam presente na missa, também participaram do momento, os profissionais da Rádio 93 FM. O diretor de jornalismo da emissora, Anderson Hentgs, a locutora Elaine Neves e o repórter Rômalo Bessa.

Imprensa sinopense participa de Missa à São Francisco de Sales
Na foto, Anderson Hentgs, Elaine Neves e Rômalo Bessa. (Foto: Elaine Neves / 93 FM)

Sua História

Agora, conheça um pouco da história do padroeiro, através de um texto preparado pela equipe da PASCOM.

Imprensa sinopense participa de Missa à São Francisco de Sales
São Francisco de Sales. (Foto: Imagem ilustrativa da internet)

Francisco de Sales nasceu em 21 de agosto de 1567, no castelo de Sales, na França. Foi o primogênito de treze filhos. Seu nome foi escolhido por causa da devoção que a família tinha a São Francisco de Assis. Para cada filho os pais escolheram um mentor, e o de Francisco foi o Pe. Deage, que o acompanhou por toda a sua vida, até a hora de sua morte.

Francisco estudou em Paris, fazendo seus estudos universitários com os jesuítas. Estudou Filosofia, Retórica e Teologia. Por esta formação, tornou-se diretor espiritual e grande pregador, características marcantes de sua vida apostólica. Ele recebeu, também, aulas de dança, esgrima e equitação.

Aos 24 anos de idade Francisco volta para a terra natal e para junto de sua família, que já lhe tinha arrumado um cargo como Senador de Saboia e escolhido, para sua noiva, uma jovem rica e nobre. Apesar de ser o principal herdeiro da família e de ter seu futuro garantido, sentia-se fortemente chamado para servir exclusivamente a Deus, a ponto de fazer voto de castidade.

A Virgem Maria, por quem tinha especial devoção, era a sua principal protetora. Seu pai ficou sabendo de seu desejo através do Cônego de Genebra, tio de Francisco. Nessa época o capelão da catedral de Chamberi faleceu, e seu tio conseguiu sua nomeação para ocupar o posto.

Assim, seu pai permitiu que ele se entregasse inteiramente a Deus sem saber que seu filho Francisco estava predestinado às honras dos altares, como Doutor da Igreja. Pe. Francisco ocupou-se da evangelização da cidade de Chablais, às margens do lago de Genebra.
Talvez sua principal missão era a de converter os calvinistas, correndo o risco de perder a própria vida.

Para esse difícil trabalho, distribuía folhetos combatendo heresias, apresentando as verdades do catolicismo, através da Palavra de Deus. Ele conseguiu muitas conversões, reconduzindo as pessoas ao seio da Igreja novamente.

Imprensa sinopense participa de Missa à São Francisco de Sales
Entre as frases de São Francisco de Sales, destaque-se “O amor é a perfeição do espírito e a caridade é a perfeição do amor”. (Foto: Imagem ilustrativa)

Pe. Francisco tornava-se um importante confessor e diretor espiritual. Isso nos primeiros 5 anos de sua ordenação sacerdotal. Francisco de Sales foi consagrado Bispo auxiliar de Genebra em 1599, assumindo definitivamente a diocese três anos depois. Dom Francisco catequisava crianças e adultos, fundou escolas e conduziu à uma vida de santidade importantes pessoas da nobreza.

Com ele, essas pessoas, juntamente com Madre Joana de Chantal, foram responsáveis por uma grande mudança religiosa na região. Com Dom Francisco, Madre Joana foi cofundadora da Ordem da Visitação, em 1610, tornando-se, depois, santa. Pelos escritos, pela pregação e aconselhamentos, Francisco realizou verdadeiros milagres em seu apostolado.

Todos queriam ouvir as palavras do Bispo-Príncipe de Genebra, convidado a anunciar o Evangelho em todos os lugares, inclusive para a família real da Saboia. Dom Francisco escreveu alguns livros revolucionários, como “Introdução à vida devota”.

Escreveu, especialmente para as filhas da Visitação, o célebre “Tratado do Amor de Deus”, desenvolvendo a ideia de que “a medida de amar a Deus é amá-lo sem medida”. Dom Francisco de Sales faleceu em Lion, na França, em 28 de dezembro de 1622.

Porém, a Igreja o celebra no dia 24 de janeiro, pois, neste dia, em 1623, seus restos mortais foram levados para Anneci, atual capital da Alta Saboia. Ele foi beatificado em 1661. Foi a primeira beatificação ocorrida na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua canonização aconteceu quatro anos depois, em 1665.

Francisco de Sales foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX e proclamado Padroeiro dos jornalistas e escritores católicos pelo Papa Pio XI. Tempos depois, pela admiração que Dom Bosco nutria por São Francisco de Sales, ele deu o nome de Congregação Salesiana à magnifica Obra que criou para a educação de jovens.

Diz-se que, depois de sua morte, descobriu-se que sua mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque, com seu temperamento forte, preferia arranhar a mesa a responder sem amor e sem mansidão para as pessoas. (PASCOM Sinop)

 

Veja a transmissão completa da celebração eucarística à São Francisco de Sales em Sinop

Acompanhem a transmissão da 1 Missa da PASCOM (Pastoral de Comunicação), na Paróquia São Camilo de Léllis.AO VIVO! 📱💻📹Em ação de graças à São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, escritores e comunicadores.📿⛪️🔥🙏🏻❤️

Gepostet von Paróquia São Camilo de Léllis – Sinop-MT am Freitag, 24. Januar 2020

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies