Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Hamilton Mourão fala sobre início da Operação Verde Brasil 2

Cerca de 110 viaturas, 20 embarcações e 12 aeronaves irão apoiar a operação, no combate ao crime ambiental.

Uma Operação, Verde Brasil 2, teve início hoje e deve continuar nos próximos dias na região de Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e Marabá (PA). A operação consiste em combater atividades ilegais em áreas protegidas por lei federal. Desmatamento, queimadas entre outros crimes ambientais são objetos de foco da operação.

A Operação Verde Brasil 1, deflagrada em 2019, teve um custo de aproximadamente 124 milhões de reais, e para a primeira fase da Operação Verde Brasil 2, há uma previsão de R$ 60 milhões em investimento, de acordo com o Ministério da Defesa. Ao todo, são cerca de 3 mil e 800 homens ligados na Operação.

Cerca de 110 viaturas, 20 embarcações e 12 aeronaves irão apoiar a operação, no combate ao crime ambiental. Trata-se de uma operação desencadeada pelo Conselho Nacional de Defesa da Amazônia, Ministério da Defesa, Ministério do Meio Ambiente, e Ministério da Justiça.

Hamilton Mourão fala sobre início da Operação Verde Brasil 2
A operação busca combater o crime ambiental na região amazônica. (Foto: Agência Brasil)

O Conselho Nacional de Defesa da Amazônia é presidido pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e cerca de 17 militares fazem parte do conselho. O que chama atenção é que não há nenhum representante do Ibama e da FUNAI. Sobre isso o vice-presidente foi questionado e também sobre um corte no orçamento do Ibama de 25%.

“Nada substitui o Ibama e o ICMBio” disse Mourão, em relação ao Conselho de Defesa da Amazônia.

“O papel do Ministério da Defesa é de coordenação e controle. Então as forças armadas não estão substituindo nem o Ibama, nem o ICMBio, nem a FUNAI, até porque elas não são especializadas nesse tipo de atividade. A capacidade das forças armadas permite um trabalho de fiscalização e principalmente a segurança dos agentes que estão realizando esse tipo de atividade”, argumentou o presidente do conselho.

Acompanhe a Coletiva de Imprensa, transmitida Ao Vivo pelo YouTube.

De acordo com nota divulgada pela Vice-Presidência da República, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estão fazendo buscas e autuações nos locais, protegidos por forças federais que atuam na região com poder de polícia conferido pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que foi instituído com o objetivo de “prevenir e reprimir delitos ambientais, bem como dar combate a focos de incêndio”.

As operações foram planejadas tendo por base relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e imagens geradas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

É possível acompanhar os principais detalhes da Operação Verde Brasil 2, na coletiva de imprensa, transmitida pelo canal oficial da TV Brasil Gov no YouTube. A coletiva teve início na tarde desta segunda-feira (11). (93 FM com Pedro Peduzzi / Agência Brasil)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies