Frango Brasileiro: Suspensões em Cadeia! Entenda a Crise e Aja Rápido!
O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou nesta sexta-feira (23) a suspensão das importações de carne de frango do Brasil por mais três países: Albânia, Namíbia e Índia. A decisão foi tomada após a identificação de um foco de influenza aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Angola, por sua vez, limitou sua restrição apenas às compras provenientes do estado do Rio Grande do Sul.
Com a inclusão desses novos países, a situação das exportações de carne de aves brasileiras é alarmante. A suspensão agora se estende a um total de 19 nações, incluindo grandes mercados como China, União Europeia e México.
Além disso, países como Iraque, Coreia do Sul, Chile e Filipinas também optaram por parar as importações de frango, resultando em uma suspensão total das exportações do Brasil para essas nações.
Em um cenário mais restrito, países como Arábia Saudita, Turquia e Reino Unido impuseram limitações, restringindo compras ao estado do Rio Grande do Sul. Já os Emirados Árabes Unidos e Japão limitaram suas suspensões ao município de Montenegro (RS).
O Ministério da Agricultura e Pecuária ressalta que está em contato contínuo com as autoridades sanitárias dos países importadores, fornecendo as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações tomadas visam garantir a segurança sanitária e a rápida recuperação das exportações. É importante destacar que, segundo o ministério, o consumo de carne de aves e ovos não representa risco à saúde dos consumidores.
Comentários estão fechados.