Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Entenda o conceito de Políticas de Massa

Durante o segundo mandato de Vargas, sua popularidade se propagou ainda mais pelo país.

Pois Getúlio promovia “encontros pessoais” com os trabalhadores através de comícios.

Além de usar o rádio para estreitar seus laços com os trabalhadores.

Porém, Vargas enfrentava um grande problema econômico. Os preços dos alimentos e também os custos de aluguéis cresciam mais que os salários da época.

Devido ao problema econômico citado anteriormente, diversos trabalhadores da época fizeram manifestações, saques e greves contra a alta no custo de vida.


Atentado da Rua Toneleros

No dia 05 de agosto de 1954, Carlos Lacerda representante da UDN, sofreu um atentado, porém o plano não foi bem sucedido, e Carlos teve apenas ferimentos leves.

O segurança de Carlos Lacerda, o Major Rubens Vaz faleceu durante o atentado, que ficou nacionalmente conhecido como Atentado da Rua Toneleros.

Após uma investigação criteriosa das Forças Armadas, o IPM chegou a conclusão de que Gregório Fortunato era o responsável pelo crime.

Gregório era chefe de segurança e era bem íntimo de Getúlio Vargas.

Depois do ocorrido, Carlos Lacerda se posicionou a favor do Golpe Militar. Em 22 de agosto de 1954 alguns representantes da aeronáutica exigiram a renúncia de Getúlio Vargas.

No dia 23 de agosto, os mesmo representantes da aeronáutica se aliaram a mais 27 generais do Exército na manifestação contra Vargas.

Em meio a toda essa confusão, na madrugada do dia 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas disparou um tiro em seu próprio coração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies