Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Eleições 2020: Saiba o que é considerado Crime no dia da votação

O que são crimes eleitorais? Saiba o que pode o que não pode fazer no dia da votação.

Crime eleitoral – A legislação eleitoral, através da Lei N.º 9.504/97, prevê que alguns atos podem ser considerados crimes durante todo o período de campanha e outros apenas no dia de votação. A pena para esse tipo de crime é de seis meses a um ano de detenção e multa.

Um dos crimes eleitorais mais comuns, durante as eleições, é a boca de urna e, apesar disso, poucas pessoas sabem de fato o que é configurado como esse tipo de crime. O advogado, Dr. Donizete Rupolo explicou sobre o assunto.

“Boca de urna é pedir voto no dia da eleição, principalmente aos arredores do colégio eleitoral, por isso chama-se boca de urna. Então não pode haver distribuição de santinhos, não pode haver aglomeração de pessoas da coligação no local de votação”, disse o advogado.

Você pode conferir o que é considerado crime eleitoral durante o período de campanha ou no dia de votação. No próximo domingo (15), as eleições 2020 ocorrerão em todo o Brasil, elegendo vereadores, vice-prefeitos (as) e prefeitos (as).

Especificamente em Mato Grosso, haverá também a eleição suplementar para o Senado Federal, devido à cassação da senadora Selma Arruda (PODEMOS). Selma é ex-juíza e, em 2018, foi eleita como a senadora mais votada de Mato Grosso, porém teve sua chapa cassada por caixa 2.

Para conferir os principais pontos do que pode e o que não pode, clique em Cartilha da Justiça Eleitoral.

 

O que pode no dia?

Você pode saber o que é considerado crime eleitoral no dia de votação e, também, o que é permitido pela Justiça Eleitoral.

“Apenas manifestar a sua adesão a certo candidato de forma silenciosa, adesivação do seu carro você pode manter no dia da Eleição e se você faz parte da coligação e tem a camiseta de seu candidato, você pode comparecer às urnas vestindo essa camiseta”, disse Rupolo.

De acordo com o advogado, é preciso ter alguns cuidados também em relação à divulgação inadequada do candidato. A pena pode chegar a um ano de detenção e multa.

“Nessa data não pode haver carro de som, divulgação de propaganda eleitoral, nada disso. Então é um crime, lá do artigo 39, a pena de detenção é de seis meses a um ano o uso de alto falante, amplificador de som, ou promoção de comício ou carreata”, pontuou o advogado.

A propaganda impulsionada na internet também fica proibida no dia de votação, conforme explica Dr. Donizete.

“No dia da eleição não é possível, porém o candidato não tem controle das pessoas que publicam conteúdo na internet. O que não pode é a propaganda oficial do candidato no dia da eleição”, disse.

Pessoas que moram em regiões distantes e precisam de auxílio para a locomoção até o local de votação, pode solicitar à Justiça Eleitoral qual será o veículo autorizado para realizar o transporte do eleitor.

Acompanhe abaixo a entrevista completa com o advogado, Dr. Donizete, e fique por dentro das principais informações sobre as Eleições 2020.

 

 

Alto falantes e amplificadores de som

  • Pode de 27/09/2020 a 14/11/2020, entre 8h e 22h (1º turno);
  • De 16/11/2020, depois de decorrido o prazo de 24 (vinte e quatro) horas do
    encerramento da votação, a 28/11/2020, entre 8h e 22h (2º turno);
  • O uso de aparelhagem de sonorização fixa é permitido entre 8h e 24h, podendo
    ser prorrogado por mais 2 horas no comício de encerramento de campanha.

 

 

Carro de som, mine trio e trio elétrico

  • Pode Carro de som ou mini trio a partir do dia 27/09/2020
  • Apenas em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios,
    desde que observado o limite de 80 dB (oitenta decibéis) de nível de pressão
    sonora, medido a 7m (sete metros) de distância do veículo.
  • NÃO PODE – Trio elétrico, exceto para sonorização de comício.

 

 

Comícios e aparelhagem de sonorização fixa

  • PODE de 27/09/2020 a 12/11/2020, entre 8h e 24h (1º turno), podendo ser prorrogado
    por mais 2 (duas) horas quando se tratar do comício de encerramento de campanha.
  • 16/11/2020, depois de decorrido o prazo de 24 (vinte e quatro) horas do encerramento da votação, a 26/11/2020, entre 8h e 24h (2º turno), podendo ser prorrogado por mais 2 (duas) horas quando se tratar do comício de encerramento de campanha.

Para saber detalhadamente o que pode e o que não pode nos dias que antecedem as Eleições Municipais, Clique Aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies