Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Educação tem programa especial para inclusão de alunos em sala de aula

O dia 26 de setembro é marcado pela homenagem à comunidade surda brasileira como Dia Nacional do Surdo, data em que foi criada a primeira escola de surdos no país, no Rio de Janeiro, em 1857.

O dia 26 de setembro é marcado pela homenagem à comunidade surda brasileira como Dia Nacional do Surdo, data em que foi criada a primeira escola de surdos no país, no Rio de Janeiro, em 1857. O Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop – CMEEIS desenvolve ações de inclusão para a comunidade escolar, fazendo com que a comunidade surda não seja lembrada apenas na data de homenagem.

O CMEEIS atende alunos surdos e deficientes auditivos matriculados na rede municipal de educação, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em horário de contraturno do aluno, com estratégias e metodologias adaptadas possibilitando, à eles, aprendizagem e socialização utilizando a língua de sinais.

Além deste trabalho, o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop, promove curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objeto de divulgar a cultura surda e levar conhecimento a sociedade, viabilizando, assim, o acesso e aprendizado de uma nova língua, como forma de possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.

A professora especialista em Libras, da AEE, Daniely Gimenes Volpini Rialto, destaca a importância do trabalho realizado pelo município. “O dia de hoje merece o nosso reconhecimento e nós, enquanto município, vemos a importância em promover a acessibilidade à comunidade surda, que clama por direitos e acesso à informação, ao merecido acolhimento e atendimento efetivo”, destaca.

Vale destacar que, na atual gestão, o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop, passou por uma reforma completa, onde foram realizadas obras de adequações arquitetônicas e estruturais, para promover a melhor acessibilidade dos alunos da educação especial que recebem o atendimento educacional especializado. Também foram adquiridos brinquedos e materiais pedagógicos para a estimulação precoce e atendimento diferenciado.

O CMEEIS tem por objetivo principal trabalhar com as adaptações e valorização através de estratégias de planejamento, buscando oferecer respostas educativas às necessidades educacionais dos alunos. São atendidos cerca de 25 alunos por dia, uma média de 480 atendimentos mensais. O Centro, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, configura-se numa visão interdisciplinar e multiprofissional, voltado aos alunos matriculados na rede municipal de educação. O atendimento garante o apoio pedagógico e atendimento multidisciplinar às escolas, com informações e orientações às famílias, de forma gratuita.

O Centro conta com o núcleo de libras, braile, autismo e deficiência múltipla.

(Com assessoria)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies