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Duplicação da BR-163 começara por trechos com maiores índices de acidente

São três trechos prioritários escolhidos, após a coleta de dados com índices de acidentes. Acesse e saiba os trechos!!!

O Governo do Estado definiu três trechos prioritários da BR-163 para investimentos em duplicação de pistas e pontes, além, de outras melhorias. O anúncio foi feito na terça-feira (04), durante a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rota do Oeste que dá início à transferência da concessão da rodovia para a MT Par.

Segundo o cronograma apresentado durante o evento, as obras começam já em 2023. Os trechos considerados prioritários são: Rodovia dos Imigrantes (entre os quilômetros 321 e 353), em Cuiabá; O trecho entre os quilômetros 823 e 834, em Sinop; além do trecho entre o Posto Gil e Nova Mutum, nos quilômetros 507 e 603.

A escolha se deu porque esses trechos são os mais problemáticos, onde ocorrem mais acidentes. Segundos os dados repassados para a imprensa, apenas nessas três localidades foram registrados 1.241 acidentes somente entre janeiro e agosto de 2022. No mesmo período, 41 pessoas perderam a vida.

O plano de ação prevê investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão nos próximos anos. Ainda em 2022, serão aportados R$ 520 milhões, em 2023 serão mais R$ 170 milhões e em 2024 mais R$ 510 milhões.

Além dos três pontos prioritários, o governo tem planos para melhorias em mais cinco trechos: em Sinop (entre os quilômetros 839 e 855), entre Sorriso e Sinop (entre os quilômetros 745 e 839); entre Lucas do Rio Verde e Sorriso (entre os quilômetros691 e 745); em Lucas do Rio Verde (entre os quilômetros 686 e 691); e entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (entre os quilômetros 603 e 686). Para esses outros investimentos, o prazo é de conclusão em até oito anos.

A BR-163 é uma das rodovias mais importantes do país e essencial para o escoamento dos grãos produzidos em Mato Grosso, além de conectar as cidades mais importantes do interior do Estado.

“Mesmo que entre o modal ferroviário, ela [BR-163] continua sendo a mais importante rodovia para transportar os nossos produtos do agronegócio, tudo aquilo que fazemos na nossa indústria, mas acima de tudo, ligando 50% da nossa população entre as cidades”, ressaltou o governador.

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