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Dorner ressalta importância em responder o Censo para identificação das necessidades do município

Em Sinop, a coleta do Censo foi iniciada em agosto e, desde então, pouco mais de 62 mil pessoas foram recenseadas, o que representa 42% da população estimada em 2021. Confira!!!

Além de levantar os dados do município, o Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, norteia as ações realizadas pelos gestores e outros aspectos importantes para o desenvolvimento de cada cidade. Em Sinop, quarta maior cidade de Mato Grosso, não é diferente e diante da relevância dos números constatados por meio da pesquisa, o prefeito Roberto Dorner ressaltou a importância da população receber os recenseadores e responder o questionário do censo.

“Precisamos atender os recenseadores para responder a realidade do nosso município. Esses dados corretos refletem, por exemplo, numa captação de recursos do Governo Federal, o que o município receberá nos próximos anos. Além disso, baliza também a administração pública na execução de ações, saberemos o que a cidade está necessitando e podemos realizar essas melhorias. Isso é importantíssimo para nós”, defendeu Dorner. 

Em Sinop, a coleta do Censo foi iniciada em agosto e, desde então, pouco mais de 62 mil pessoas foram recenseadas, o que representa 42% da população estimada em 2021 (148.960). Neste período, foram visitados pelo censo mais de 30 mil domicílios e os recenseadores percorrem 371 setores censitários, contando com apoio da prefeitura na logística e outros aspectos.

“Estamos tendo algumas dificuldades ainda e a coleta não está sendo realizada na velocidade que gostaríamos. Um dos motivos é a falta de mão-de-obra e nós sabemos o motivo, Sinop é uma cidade com uma grande oferta de empregos e estamos tendo dificuldade em contratar recenseadores. Estamos com cerca de 46% da força de trabalho, ou seja, dos 122 recenseadores que eram necessários, no momento temos 56”, disse a superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Silva Chaves. 

Segundo Millane, outro problema enfrentado é a recusa da população em responder o Censo.

“As vezes, quando o recenseador bate no domicílio, ele tem que voltar algumas vezes porque não encontra as pessoas, que estão em horário de trabalho, mas mesmo assim quando encontram estão tendo algumas recusas, alguns moradores não abrem a porta, ficam dentro de casa e não recebem o recenseadores. Estamos tendo um índice de não resposta e de recusa na ordem de 10%”, ressaltou. 

Além da pesquisa presencial do Censo, a população pode responder o questionário de maneira remota, pela internet ou telefone. No entanto, para estas opções, é necessário que o recenseador seja recebido no domicílio. A partir daí,  será gerado um e-ticket para que a pessoa responda ao questionário remotamente no prazo máximo de sete dias. Caso o prazo expire, o recenseador terá que retornar ao endereço e fazer presencial. O recebimento do profissional na residência visa evitar golpes.

Ainda com objetivo de proporcionar mais segurança, todos os recenseadores estão uniformizados com coletes. Também é possível fazer consulta através de um telefone disponibilizado nos uniformes, de um QR Code ou pelo telefone 190. Dúvidas também podem ser esclarecidas na agência do IBGE, na avenida das Figueiras, em frente à Câmara de Vereadores.

(Com Assessoria)

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