Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

MT: documento para implantação de novo ensino médio é homologado

O documento foi homologado pela secretária de Estado de Educação, e foi assinada pelo secretário Alan Porto. Para a elaboração do material, houve uma preocupação em respeitar as diferentes realidades vividas pelos estudantes mato-grossenses, como os indígenas, os quilombolas e os do campo.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) homologou o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso – Etapa Ensino Médio. A Portaria Nº 356/2021 foi assinada pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, durante reunião online que contou com a participação de representantes do Ministério da Educação, do Instituto Reúna e das Diretorias Regionais de Ensino (DREs).

“Agora temos o desafio de implementação do novo Ensino Médio, a orientação, a parte de formação, a reestruturação do plano político-pedagógico das escolas. Então, é uma etapa que vamos trabalhar em conjunto com todos vocês e tenho certeza que vamos avançar e implementar essa nova política do novo Ensino Médio. É uma prioridade nossa, de Estado”, disse Alan Porto.

Desde 2018, quando foi publicada a resolução da Base Nacional Curricular Comum na Etapa do Ensino Médio, começaram os trabalhos para elaboração do DCR-MT. Nesse período foi instituído um comitê de acompanhamento de implementação e realizadas audiências públicas e rodas de conversas sobre o tema, totalizando mais de 12 mil contribuições e 10 mil participantes.

Para a elaboração do material, houve uma preocupação em respeitar as diferentes realidades vividas pelos estudantes mato-grossenses, como os indígenas, os quilombolas e os do campo.

“É um momento muito importante. Iniciamos uma nova era de desenvolvimento das atividades no Ensino Médio. Agradeço a todas as pessoas que nos ajudaram a fazer um Documento de Referência Curricular que tem a cara de Mato Grosso, que foi a nossa proposta desde o início”, disse a secretária-adjunta de Gestão Educacional da Seduc-MT, Irene de Souza Costa.

O coordenador-geral do Ensino Médio do Ministério da Educação, Fernando Wirthmann, elogiou o trabalho realizado pela Seduc-MT.

“É um documento muito robusto, um documento que permite atender a diversidade das nossas juventudes presentes dentro do estado de Mato Grosso”, disse.

Diretora do Instituto Reúna, Kátia Smole afirma que o documento traz uma “proposta de esperança para os jovens”.

“O referencial de Mato Grosso chega até aqui com muita qualidade, com uma equipe que se dedicou com os professores e comunidade para fazer esse documento”, elogiou.

Alan Porto agradeceu o empenho da equipe de redatores que trabalhou na elaboração do documento, aos servidores da Seduc-MT envolvidos na ação e também aos professores da rede.

“Neste momento de pandemia os desafios estão aumentando, mas tenho certeza que, com o engajamento da rede, com os profissionais de educação e todas as instituições da sociedade organizada, daremos passos importantes para melhorar a qualidade da aprendizagem e do ensino do Estado”, disse.

Novo Ensino Médio

Mato Grosso tem 13 escolas-piloto do novo Ensino Médio, que propõem que a formação dos estudantes nesta etapa da Educação Básica ocorra de forma interdisciplinar.

“A proposta é de flexibilização do currículo escolar, com o aprofundamento na área de interesse dos estudantes, de modo a contemplar as 10 competências gerais, as competências específicas de cada área e as habilidades dos eixos estruturantes dos itinerários formativos”, destaca a Coordenadora do Ensino Médio, Giseli Maciano.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado que circulou na sexta-feira (21.05). O texto pode ser conferido neste link.

Volta ás aulas rede estadual:

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apresentou, na tarde de quinta-feira (20.05), o documento de plano de retomada das aulas na rede estadual de ensino na modalidade híbrida.

Conforme definição, do dia 31 de maio a 04 de junho será realizada a semana de acolhimento aos professores e alunos. A partir do dia 07 de junho, iniciam as aulas e o revezamento entre os estudantes.

Conforme o plano da Seduc, nesta primeira semana, os estudantes serão divididos em grupos e irão às aulas em dias alternados (50% cada dia). Do dia 07 a 11 de junho, o Grupo A vai assistir aula presencial e o Grupo B aula de forma não presencial (online e por apostilas). Na semana seguinte, do dia 14 a 18 de junho, os alunos do Grupo B farão aula presencial e os do Grupo A aula não presencial.

Vacinação profissionais da educação:

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) atendeu ao pedido do Governo de Mato Grosso e decidiu que a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores da Educação poderá começar após o término da imunização dos profissionais da Segurança Pública.

A deliberação foi feita em reunião colegiada, na tarde de quarta-feira (19.05), e será precedida de uma resolução técnica. Ficou decidido que, após a conclusão da vacinação dos profissionais da Segurança Pública, 10% do quantitativo que chegar para a primeira dose será destinado aos trabalhadores da Educação.

 

MT: documento para implantação de novo ensino médio é homologado
(Foto por: David Borges/Seduc-MT)

Com assessoria

Leia também- Sorriso Anuncia Retomada Em Toque De Recolher

Acompanhe essa e outras notícias no Jornal da 93FM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies