Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Dispositivo de queimadas é implantado pela primeira vez em Sinop

O projeto posteriormente deverá ser implantado no Pantanal, com 20 torres. Ele visa evitar desastres como o ocorrido ano passado, qual devastou mais de 40% da vegetação.

Foi lançada nesta quinta-feira (08), na fazenda Cascata próximo a MT-220, entre Sinop/Juara, um dispositivo com 15 metros de altura, equipado com sensores, para o mapeamento e detecção de focos de calor.

A estrutura está equipada para coletar informações e imagens em tempo real e monitora parâmetros de pressão atmosférica, detecção de chamas, velocidade e direção do vento, conseguindo gerar informações para traçar um padrão climático, podendo inclusive antecipar grandes incêndios. O alcance da cobertura de área é de 10 Km.

Dispositivo de queimadas é implantado pela primeira vez em Sinop 3
(FOTO: Assessoria)

As informações seguem em tempo real, através da internet instalada no dispositivo, para uma central em Maringá, no Paraná.

A Associação Mato-Grossense de Educação Ambiental (AMEA), de Sinop, com a colaboração científica da Universidade de Pepperdine (Califórnia-Estados Unidos), além do México, Namíbia e Quênia desenvolveram o software operado por inteligência artificial.

O projeto do dispositivo é piloto e, posteriormente deverá ser implantado no Pantanal, com construção de 20 torres. O trabalho visa evitar desastres como o ocorrido ano passado, que segundo os bombeiros, devastou mais de 40% da vegetação, além da morte de centenas de animais.

Dispositivo de queimadas é implantado pela primeira vez em Sinop 4
(FOTO: Assessoria)

Durante o evento, que teve uma solenidade no barracão da fazenda, com palestras, proferida pelos bombeiros, fala dos integrantes da AMEA, benção feita pelo Padre Prim, explanação sobre o funcionamento do software pelo professor PhD Arquimedes Luciano, de Maringá-PR.

Estiveram presentes, na implantação do dispositivo, a secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Malmann, o comandante Regional do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), coronel BM Giovani Eggers, o comandante do 4º Batalhão Bombeiros Militar de Sinop, Tenente Coronel BM Jean Oliveira.

O governador Mauro Mendes, esteve representado pelo Comandante-Geral dos Bombeiros Militares, Coronel BM Alessandro Borges Ferreira.

Dispositivo de queimadas é implantado pela primeira vez em Sinop
(FOTO: Assessoria)

(Por Julio Tabile)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies