Customer Experience: A importância da experiência do cliente
Você sabe qual é a impressão que a sua empresa passa para o cliente? Descubra o conceito Customer Experience, sua importância e como pode impactar nas vendas do seu negócio.
Para entendermos este conceito de Customer Experience temos primeiro que entender o que significa.
Tem por finalidade dar ao cliente, experiências que sejam estimulantes e efetivas. Proporciona várias sensações sejam elas físicas, emocionais ou até mesmo racionais.
Essa concepção de sentidos, valores que irá fazer com que se tenha uma clareza sobre o que a empresa gerou para ela, podendo fidelizar-se a marca / serviço ou não.
Conquistar o público em meio a tanta concorrência e redes sociais é mais que importante. Uma boa vivência também consegue trazer novos clientes. E assim agregam valor à imagem da empresa através do que o cliente experimentou.
Ter uma experiência negativa em um lugar ou através de um serviço faz com que se perca o cliente e ainda seja mal visto nas redes sociais através dos comentários realizados por quem frequentou o local ou comprou algum tipo de serviço.
É necessário saber o que a empresa vende, que vai além de vender comida, roupas, entre outros. Temos como exemplo a Disney, o parque tem muitos jogos, produtos, fantasia, filmes e aquele mundo mágico que vende: felicidade.
Saiba mais sobre o Customer Experience e como implementá-lo de forma prática e conquiste muitos clientes de forma positiva e rumo ao sucesso!
Qual é a importância do Customer Experience para o meu negócio?
A importância deste conceito é fidelizar clientes que já compram na empresa e conquistar novos consumidores através da satisfação do cliente fidelizado. O melhor meio de divulgação é o boca a boca, mas através das redes sociais se atinge um público muito maior, e hoje em dia todo mundo quer contar o que aconteceu de positivo na timeline.
Essa experiência do cliente faz com que se tenha uma relação entre o cliente e a empresa, no qual, o objetivo é aumentar a renda do empreendimento com a superação das expectativas do público que compra o seu produto, por exemplo.
Essa interação empresa – cliente, um bom atendimento e saber enxergar a dor do cliente e ajudar a resolver sua necessidade e fazer com que o cliente volte novamente, tenha maior decisão de compra. O importante é dar o que está oferecendo ao consumidor, assim não estará deixando uma visão negativa da empresa e do que oferece.
Criar estratégias para que seu cliente fique satisfeito, conhecer o cliente – público-alvo, seja através de plataformas como o da CNPJ BIZ é uma das empresas que ajudam a conhecer o perfil do cliente e assim, criar uma estratégia eficaz e assertiva direcionada.
O CX é um diferencial no mercado, já que, com a concorrência oferecendo praticamente as mesmas coisas é mais fácil ele mudar de opção Então, a partir de hoje pense em estratégias que vão melhorar a funcionalidade do seu negócio, engajar mais e comemorar o aumento de clientes e por consequência da lucratividade!
Quais dicas para realizar o CX e impactar nas vendas do meu negócio?
O Customer Experience é um grande aliado para impactar e alavancar qualquer negócio e fazer crescer e ser visto no mercado. Mas deve-se lembrar que essa jornada do cliente não termina quando ele compra o produto, é importante ficar atento ao pós – venda para manter a empresa na memória dele, seja na compra física ou através do e-commerce, ou nos dois.
Para essa experiência cada vez mais favorável irei dar algumas dicas que irão fazer a diferença nesta experiência e te levar rumo a mais um degrau do conhecimento no mercado. Seguem algumas dicas:
- Faça com que o seu cliente tenha experiência tanto física quanto digital. Muitas vezes o cliente começa a experiência online e termina offline;
- A experiência online e a offline devem estar conectados;
- Valorize o contato do cliente seja pelo mundo virtual, quanto real;
- Valorize a pré, a venda e o pós -venda; Lembre- se: Conquistar um novo cliente sai mais caro do que fidelizar um;
- Fortaleça o relacionamento com o cliente; através das redes sociais e meios digitais;
- Faça seu cliente se sentir especial, afinal de contas ele é único;
- Trabalhe a experiência para fidelizar e não apenas ter um cliente satisfeito;
- Entenda a necessidade do seu cliente, ouça-o;
- Dê atenção a ele, seja pelas multiplataformas ou pessoalmente. Cliente bem atendido, sempre volta, ou seja, fideliza e te dá lucratividade;
- Lembre-se que se o cliente tiver uma boa experiência ele defenderá sua marca / serviço;
- Interaja com o cliente através de e-mails, blogs, aplicativos, call center, chats, promoções entre outras formas de estar próximo do seu consumidor;
- Cumpra o que prometer oferecer;
- Inove sempre e busque experiências únicas para atrair o seu cliente;
- Crie campanhas com experiências voltadas para os clientes;
- Mantenha todos os setores da empresa interligados (online e offline), falando o mesmo discurso;
Conclusão:
Os recursos do Customer Experience são realizados em vários ciclos. Ele alinha técnica e estratégias para que se tenha sucesso na retenção de clientes. Por isso, o CX se tornou tão importante no marketing e nas empresas.
É necessário manter-se atualizado a todo instante e em constante aprendizado. Errar faz parte, porém manter o erro e ver o concorrente conquistando seus clientes não é fácil.
Procure um ótimo atendimento, e criar experiências mais que únicas, pois ele será o diferencial para o crescimento e visibilidade da sua empresa no mercado. Não esqueça de ter uma comunicação clara e personalizada com seu público. E tenha resultados mais que incríveis!
Mas, como sua empresa estuda os clientes? Na plataforma da CNPJ.BIZ é possível segmentar clientes e fazer uma Experiência do Cliente mais positiva e com a experiência de especialistas.