Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Crianças de 4 anos devem reforçar vacina contra febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde alerta pais e responsáveis para alteração realizada no Calendário Vacinal da Criança. Conforme o Ministério da Saúde, a vacina de febre amarela deve ser aplicada em bebês de nove meses e todas as crianças de quatro anos devem tomar a dose reforço. Com essa alteração a coordenadora municipal de imunização convoca toda a população da faixa etária.

“Todas as crianças com quatros anos que já tomaram a primeira dose da vacina da febre amarela devem comparecer a uma unidade de saúde para refazer a dosagem, inclusive, as crianças dessa idade que recém tomaram a vacina. Mesmo que esteja uma data prevista no carimbo da carteirinha datando a vacina para daqui alguns anos, esse reforço deve ser realizado o mais breve possível”, explica Castilho.

Pessoas de cinco a 59 anos, não vacinadas ou sem o comprovante de vacinação, receberão uma única dose da vacina.

Situação nacional

Ao todo, 1.087 notificações de mortes suspeitas de macacos foram registradas no país. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (15) pelo Ministério da Saúde, que apresenta o monitoramento da doença de julho de 2019 a 8 de janeiro deste ano. O alerta se dá porque o Sul e o Sudeste são regiões de grande contingente populacional e baixo número de pessoas vacinadas, o que contribui diretamente para os casos da doença.

Vacina

A vacina contra a febre amarela está no Calendário Nacional de Vacinação e é distribuída mensalmente aos estados. No ano passado, mais de 16 milhões de doses da vacina foram distribuídas para todo o país. De acordo com Ministério da Saúde, apesar dessa disponibilidade, é baixa a procura da vacina pela população.

Para este ano, a pasta já adquiriu 71 milhões de doses da vacina, o suficiente para atender o país por mais de três anos. Está prevista para 2020 a ampliação gradativa da vacinação contra febre amarela para 1.101 municípios dos estados do Nordeste que ainda não faziam parte da área de recomendação de vacinação. Dessa forma, todo o país passa a contar com a vacina contra a febre amarela na rotina dos serviços. (Redação com Assessoria e Agência Brasil)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies