Portal 93
Com você onde você for.

CPI da Águas de Sinop tem integrantes definidos pela Câmara Municipal

A comissão ainda deverá verificar se a empresa vem cumprindo corretamente as obrigações contratuais.

A Câmara Municipal de Sinop definiu, nesta quinta-feira (23), os cargos de comando da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar a atuação da concessionária Águas de Sinop.

O vereador Dilmair Callegaro (PL) foi escolhido como presidente, enquanto Gilsimar Silva (MDB) ficará responsável pela relatoria dos trabalhos.

Já o vereador Elbio Wolkeis (Podemos) abriu mão de participar da comissão e deverá ser substituído, conforme a proporcionalidade entre os partidos.

Instituída por meio da Portaria 64/2026, a CPI tem como foco apurar uma série de questões envolvendo a concessionária, incluindo o rompimento da rede de esgoto que causou danos em via pública, a responsabilidade técnica e contratual da empresa, além da execução e fiscalização do contrato pelo município.

Também estão entre os pontos de investigação possíveis prejuízos ao erário e à população, irregularidades ambientais relacionadas ao descarte inadequado de esgoto em galerias pluviais e cursos d’água, e até suspeitas de práticas ilícitas na obtenção ou manutenção da concessão, como eventual pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

A comissão ainda deverá verificar se a empresa vem cumprindo corretamente as obrigações contratuais.

Durante os trabalhos, a CPI poderá convocar representantes da concessionária, solicitar documentos e ouvir testemunhas. A criação da comissão atende a cobranças frequentes da população quanto à qualidade dos serviços prestados.

Com a definição da presidência e relatoria, a CPI entra agora na fase prática, que inclui a organização do cronograma, definição das primeiras oitivas e análise inicial de documentos. O prazo para conclusão é de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 120 dias.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies