Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Comitê avança na oferta de atendimentos para população em situação de rua

O objetivo é implantar políticas públicas e ações mais efetivas que atendam às necessidades da população em situação de rua. Veja mais detalhes!!!

O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP) de Sinop foi instituído em 2021 pela Prefeitura de Sinop e tem como objetivo implantar políticas públicas e ações mais efetivas que atendam às necessidades da população em situação de rua. O CIAMP atua como um comitê de conselho, acompanhando, monitorando e contribuindo com o trabalho feito pelo Município para fornecer acolhimento temporário, inserção no mercado de trabalho e reinclusão do indivíduo na sociedade.

O Comitê é composto por representantes das organizações da sociedade civil organizada, poderes Executivo e Legislativo e como convidados permanentes, o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Em 2021, foram feitas 2.733 abordagens sociais de pessoas em situação de rua em Sinop e em 2022 foram 2.132 atendimentos mensais. O trabalho segue sendo realizado em 2023, com a equipe do serviço de Abordagem Social desenvolvendo esse trabalho diariamente na rua, fazendo busca ativa e ofertando os serviços da Assistência Social.

A ampliação do Serviço de Abordagem Social foi um dos avanços percebidos desde o início da gestão, e a Prefeitura de Sinop conta com o atendimento da Casa de Passagem e do CREAS para atender a demanda de pessoas em situação de rua. Além disso, conta com o apoio de instituições parceiras, como o Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas de Sinop – CARTAS e a Comunidade Esperança Maria de Nazaré. A Secretaria de Saúde contribui fornecendo todos os atendimentos especializados necessários para a população em situação de rua.

A criação do comitê em Sinop foi uma ação pioneira no estado e de fundamental importância para nortear as políticas públicas do município, consolidando um avanço significativo a nível municipal. A coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destacou que a gestão ampliou o horário do serviço de abordagem e que a abordagem noturna conta com dois abordadores que ficam de plantão para atender a demanda.

Apesar do município ofertar toda a estrutura preparada para acolher temporariamente e reintegrar na sociedade, o indivíduo tem o direito de escolher permanecer em situação de rua, e a abordagem é de sensibilização, com o objetivo de mostrar para o indivíduo que ele pode sair da rua.

Leia também –

Acompanhe outras notícias no  Jornal Integração 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies