Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Com fusca amarelo, escritora de Sinop leva projeto de leitura para crianças; conheça

0 11

Quando o fusca de cor amarela, ano 1974, chega à escola municipal o sucesso é total. Encantamento, olhares de surpresa e mesmo admiração tomam conta dos estudantes. O porquê da magia tem relação não apenas com o veículo, mas com o que apresenta em seu interior e a mensagem que pretende difundir: sob quatro rodas está uma biblioteca ambulante com dezenas de livros à mostra e uma estratégica com foco na promoção de leitura e a formação de novos leitores.

Essa tem sido a realidade vivida pelas crianças da rede municipal desde que o projeto “Leitura em Ação, Cultivando Leitores”, da escritora Maria da Paz Sabino, começou a percorrer os estabelecimentos de ensino. 

Nessa semana, mais de 500 crianças da EMEB Taciana Balth Jordão, no Jardim Paraíso, receberam a visita do projeto. A unidade foi a primeira de um total de 10 escolas por onde o “Leitura em Ação, Cultivando Leitores” passará. O momento vem propiciando, ainda, uma roda de conversa entre público leitor e escritora, de forma a ampliar o contato com a literatura. “É um trabalho extremamente importante pelo fato de aguçar nas crianças o desejo pela leitura e também pela produção literária de eles mesmos escreverem”, descreve Maria da Paz Sabino.   

Conforme conta a escritora, o projeto consiste no maior movimento cultural de incentivo à leitura e produção literária do Estado de Mato Grosso. Inicialmente, o trabalho será desenvolvido em escolas públicas de Sinop e em instituições filantrópicas. O objetivo é proporcionar o gosto pela leitura entre as crianças e adolescentes das escolas públicas e dos projetos sociais realizadas por instituições filantrópicas de Sinop.  

Na EMEB do Jardim Paraíso, estudantes de turmas de 1º ao 7º anos do Ensino Fundamental participaram de dinâmicas diversas entre leitura, produção textual, de desenhos, dia de autógrafos e demais, conduzidas pela escritora e a equipe docente. O reflexo do trabalho, como destaca a coordenadora pedagógica da escola, Michelly Trivilin de Morais, pôde ser visto no envolvimento da comunidade discente.  “No mundo que estamos vivendo, de tanta tecnologia, nem todas as crianças gostam de estar fazendo leitura diariamente. E nós, enquanto escolas, precisamos oferecer, dar oportunidade aos alunos de fazerem isso. Para eles é muito importante porque não é apenas mais um livro que vamos estar oferecendo. Ali temos a escritora, a pessoa que escreveu, que pensou o livro. É muito importante porque precisamos, enquanto alfabetizadores, incentivar a leitura, pois, primeiro se aprende a ler e, depois, a escrever. Quanto mais projetos e mais pudermos oferecer, para as crianças é muito importante”, descreveu a educadora, salientando, ainda, que as obras da escritora de Sinop também estão sendo utilizadas em atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

A unidade também recebeu exemplares diversos sob a forma de doação.  De acordo com o cronograma estabelecido entre Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) e a escritora,  até 20 de setembro o  “Leitura em Ação, Cultivando Leitores” chegará até outras quatro unidades de Ensino Fundamental: Emeb Basiliano (19/08 a 23/08), Emeb Jurandir (26/08 a 30/08), Emeb Aleixo Schenatto (02/09 a 06/09) e Centro Educacional (16/09 a 20/09). Outras cinco unidades, mas de educação infantil, também serão inseridas à agenda. 

Além da presença e diálogo com a escritora e jornalista residente em Sinop, as crianças também estão sendo contempladas pela visita do piloto Gilmar Flores (Joaninha), vereador por Sinop e autor de projetos de lei de incentivo e formação de novos leitores. Joaninha também passou pela Emeb Taciana e, na oportunidade, conversou com crianças e interagiu na roda de leitura formada.  

Sobre a escritora
Jornalista formada pela Universidade Estadual da Paraíba, Maria da Paz Sabino mora em Sinop, norte de Mato Grosso, desde agosto desde 1995. Em um misto de ficção, o seu primeiro livro,  “Contos que Conto”, foi lançado em  2002. É autora de outras obras como: “O Mundo Fantástico da Formiga Zaroia”, “Mulheres que fazem história”, “Homens que fazem história”, “Ação Pioneira – Desbravadores de Ontem e de Hoje”, “Juquinha – o menino que ensinava a amar”, e “O câncer salvou minha vida”.

Fusca da Culturaria
O “Leitura Cultivando Leitores” será desenvolvido de forma volante, utilizando um Fusca caracterizado, dando graciosidade ao projeto. O veículo ficará exposto com os livros nas unidades escolares, funcionando como uma biblioteca ambulante, sempre acompanhando da escritora sinopense Maria da Paz Sabino. (Com assessoria)

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Seja bem vindo!
Powered by 93FM