Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Com alerta sobre poluição do solo e do ar, mês do meio ambiente é aberto em Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), abriu, nesta quarta-feira, 05/06, a edição 2019 do Mês do Meio Ambiente. Com o tema “Poluição do Solo e do Ar”, o evento contará com uma série de atividades nos eixos orientativo, pedagógico e de formação (palestras, capacitações técnicas, pulmão gigante, dinâmicas recreativas para estudantes, museu itinerante, trilhas orientadas), realizadas até o próximo dia 30, conforme programação previamente definida. Uma solenidade no Parque Florestal, com a presença de todos os parceiros envolvidos, oficializou o início dos trabalhos.

Durante o ato, a prefeita Rosana Martinelli lembrou que o papel de conservação, proteção e respeito ao meio ambiente não compete unicamente aos órgãos públicos, mas diz respeito a cada cidadão, por meio de pequenos gestos e que fazem a diferença na agenda ambiental. “Temos que preservar onde vivemos e temos que ter a responsabilidade, a conscientização. Não somente os poderes públicos, órgãos que trabalham na conscientização, mas de toda a população que tem que ajudar a deixar a cidade limpa, colocar o lixo no local certo, não jogar lixo nas ruas ou fora da cidade. Na cidade, não jogar lixo, cuidar com as queimadas”, alertou Rosana Martinelli.

Ao falar sobre as ações realizadas em âmbito município e que dizem respeito à pauta ambiental, Rosana Martinelli lembrou que, no último ano, um projeto conjunto entre Corpo de Bombeiros de Mato Grosso/4º Batalhão de Bombeiros, a Prefeitura de Sinop/Secretaria de Meio Ambiente e a Sinop Energia conquistou o segundo lugar na categoria no 7º Prêmio “Melhores Práticas de Sustentabilidade”, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Trata-se do Brigada Mista e que atua em frentes de combate e prevenção ao fogo, bem como educação e formação ambiental na área da Gleba Mercedes V. Com as práticas de campo, a mobilização da comunidade e o trabalho conjunto dos parceiros, o projeto alcançou índices inéditos até mesmo em âmbito Brasil. Entre esses, zerar a ocorrência de focos de calor naquela área rural no ano de 2017.

“Esse exemplo da Gleba queremos trazer para a cidade para que não tenha focos de incêndios. Essa conscientização da população é em geral, como um todo”, expressou Rosana Martinelli.

O mês do Meio Ambiente é realizado em parceria com o Exército Brasileiro, OAB Mato Grosso, Ministério Público Estadual, Canaã Norte, SEMA, Prefeitura Municipal de Santa Carmem, Instituto Ação Verde, Cartório do 2º Ofício de Sinop, Sanorte, UFMT e Corpo de Bombeiros. “Neste mês do meio ambiente queremos fazer uma reflexão com a comunidade. Uma vez que estamos adentrando no período da seca, a importância em não fazer queimadas, sejam elas urbanas ou em áreas rurais, para mantermos a qualidade do ar. Esse é o motivo para termos escolhido esse tema, assim como a questão do solo, que é muito importante ter o descarte adequado dos resíduos sólidos. Junto a tudo isso, analisamos a importância dos recursos hídricos para a preservação da vida humana”, disse Ivete Mallmann, secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Parceira da Secretaria no evento, a Universidade Federal de Mato Grosso leva, para o Parque Florestal até a sexta-feira, 07/06, o Museu Itinerante da Fauna e da Flora. “Todos os anos, tentamos trazer para as pessoas, principalmente para a criança ver, exemplares da fauna e da flora de Mato Grosso. Explicamos um pouco como funciona, falamos de preservação, conservação e, como é a semana do meio ambiente, fazemos um trabalho de educação ambiental para a criançada”, disse a professora Larissa Calheiro, docente na UFMT e responsável pelo projeto.

A abertura do mês do meio ambiente coincidiu com o dia mundial do meio ambiente, comemorado neste 05 de junho. Uma data que, conforme expressou Geovane Eggers, comandante regional do Corpo de Bombeiros e também do 4º Batalhão de Bombeiros de Sinop, serve de alerta à toda comunidade. “Hoje, é um dia especial para conscientização e cada cidadão tem que fazer a sua parte porque, afinal de contas, temos que dar nossa parcela de contribuição para que tenhamos um meio ambiente melhor, um ar melhor, respirar com menos problemas respiratórios. Infelizmente, ninguém faz nada sozinho e precisamos, sim, do apoio de todas as entidades, da participação efetiva de todos”, ponderou. (Com assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies