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Classificados como inconclusivos devem refazer cadastro para receber auxílio emergencial

e acordo com a Caixa, são pelo menos 12,4 milhões de brasileiros, entre eles as mães chefe de família, que solicitaram o auxílio de R$ 1,2 mil.

Algumas pessoas que haviam feito o cadastro no aplicativo ou no site, para solicitar o auxílio emergencial de R$ 600, deverão refazer o cadastro do programa, acessando o site oficial da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Caixa, são pelo menos 12,4 milhões de brasileiros, entre eles as mães chefe de família, que solicitaram o auxílio de R$ 1,2 mil.

O que justifica essa falha, de acordo com o presidente da instituição, Pedro Guimarães, é que essas pessoas tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, porque as informações não puderam ser analisadas pela Dataprev, estatal de tecnologia que processa os pedidos enviados.

Os cadastros inconclusivos podem estar relacionados a dados divergentes, como número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e informações sobre dependentes. Guimarães enfatizou que apenas os cidadãos com pedidos considerados inconclusivos podem refazer o cadastro.

Já para as pessoas que tiveram o benefício rejeitado ou receberam a classificação como inelegível, não pode retificar os dados. Foi apresentado um balanço pela Caixa, onde mostra que dos 97 milhões de pedidos do auxílio, 50,1 milhões foram aprovados, 26,1 foram considerados inelegíveis e apenas 12,4 milhões estão inconclusivos

Ainda há um total de 5,2 milhões de cadastros em análise.

 

Segunda parcela

De acordo com informações, a Caixa divulgará o calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial nesta semana. Previsto para começar em 23 de abril, o pagamento foi adiado para o início de maio porque o número de pedidos superou a previsão, levando o governo a pedir crédito suplementar no Orçamento.

O cronograma somente será divulgado após uma definição do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni e do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Guimarães reiterou que os inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e os trabalhadores informais que se cadastraram no site e no aplicativo receberão em dias diferentes dos beneficiários do Bolsa Família para evitar aglomerações nas agências. Quem está no Bolsa Família recebe o benefício nos últimos 10 dias úteis do mês, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

 

Filas

Segundo Guimarães, o aumento do horário de funcionamento das agências da Caixa em duas horas diárias ajudou a reduzir o tamanho da fila de beneficiários que querem sacar o benefício em dinheiro. Desde hoje, todas as agências do banco abrem das 8h às 14h para o saque em dinheiro e para serviços essenciais, como emissão e troca de cartões.

No sábado (2), apenas algumas agências da Caixa estavam abertas. Por causa das filas, a instituição resolveu adotar o horário estendido em todas as agências. O banco orienta que pedidos de informações sejam resolvidos pelo site auxilio.caixa.gov.br, pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou pelo telefone 111.

Até amanhã (5), os beneficiários que receberam o auxílio por meio da conta poupança digital da Caixa poderão sacar a primeira parcela em espécie. O banco informou que, de 9 de abril até as 18h de sábado (2), havia pago R$ 35,5 bilhões para 50 milhões de brasileiros.

O site auxilio.caixa.gov.br registrou 606,5 milhões de visitas, e o telefone 111 acumula 115,8 milhões de ligações. O aplicativo Auxílio Emergencial Caixa supera 74,3 milhões de downloads e o aplicativo Caixa TEM, para movimentação da poupança digital (como transferências e pagamentos de boletos e de contas domésticas), soma 77,2 milhões de downloads. (93 FM com Wellton Máximo / Agência Brasil)

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