Câmara de Sinop aprova 71 matérias e elege novo corregedor; saiba mais!
A Câmara Municipal de Sinop confirmou a aprovação de 71 matérias durante a 27ª sessão ordinária de 2025, ocorrida na segunda-feira (25) no plenário Jorge Abreu. Entre os atos, destaca-se a eleição do vereador Ademir Debortoli como corregedor substituto.
Na sessão, foi concluído em segunda e última votação o Projeto de Lei 95/2025, proposto pela vereadora Sandra Donato, que assegura um recesso escolar de 15 dias para todos os servidores e colaboradores envolvidos nas unidades escolares e no transporte da rede municipal de ensino. Esta decisão abrange efetivos, celetistas, bolsistas e trabalhadores terceirizados.
Em primeira e única votação, seis projetos de lei foram aprovados, incluindo o Projeto de Lei 57/2025, do vereador Enio da Brígida, que cria o Programa de Cooperação para Segurança Digital Rural “Olho Vivo no Campo”. Este projeto visa aumentar a segurança pública nas áreas rurais, através da instalação de câmaras de videomonitoramento em locais estratégicos.
O vereador Dr. Marcos Vinícius também teve sucesso com dois projetos: o Projeto de Lei 73/2025, que estabelece o Programa de Integração Escola-Família na rede pública municipal, e o Projeto de Lei 81/2025, que integra a “Maratona Municipal de Sinop” ao calendário oficial do município.
Outro projeto notável é o Projeto de Lei 105/2025, aprovado pelo vereador Gilsimar Silva, que permite ao Poder Executivo criar o Programa Municipal de Valorização e Inclusão Produtiva de Imigrantes Profissionais, facilitando a inserção desse grupo no mercado de trabalho.
Além disso, a vereadora Sandra Donato obteve aprovação para o Projeto de Lei 109/2025, que institui a “Semana da Mulher na Política“, anualmente na terceira semana de agosto, com foco na preparação e incentivo à participação feminina na política.
O vereador Zezinho Construtor também teve o Projeto de Lei 110/2025 aprovado, permitindo a criação de espaços públicos para motoboys e ciclistas que operam com aplicativos de entrega.
A sessão ainda foi marcada pela aprovação de 14 projetos de decreto legislativo, que concedem títulos de cidadão ou cidadã sinopense honorário, com destaque para homenagens a professores da Unemat, em comemoração aos 35 anos do campus.
Foram também aprovadas três moções de aplauso, incluindo uma ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Unemat, pelo lançamento do primeiro curso de doutorado na região norte de Mato Grosso.
Os vereadores ainda aprovaram um requerimento e 40 indicações que solicitam melhorias em infraestrutura urbana, sinalização, pavimentação de ruas e equipamentos públicos em diversos bairros.
A eleição para corregedor substituto resultou na escolha unânime de Ademir Debortoli, enquanto o vereador Dr. Marcos Vinícius permanece como corregedor. Por fim, foi constituída uma Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, composta por Dilmair Callegaro, Enio da Brígida e Moisés do Jardim do Ouro, para investigar o vereador Elbio Volkweis em relação a gravações feitas pelo vereador Dr. Marcos Vinícius.
Comentários estão fechados.