Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Burocracia na compra de imóveis: Como lidar com ela?

Transformar o sonho da casa própria em realidade é o sonho de muitas pessoas. Uma das melhores partes desse processo é o momento da procura do imóvel desejado, porém, mesmo durante esse momento de procura da sua casa ou apartamento é necessário pensar em burocracia. 

A parte burocrática da compra de um imóvel pode ser bastante simples, basta que você esteja preparado para o que é solicitado e possua uma equipe eficiente e em sintonia para te ajudar.

É comum que as pessoas pensem apenas na parte financeira e em encontrar o imóvel desejado, porém é muito importante pensar na documentação, pois, diferente do que muitos acreditam, ela é sim necessária, porque garante a segurança do comprador e do vendedor de um imóvel.  

Por isso, quanto mais bem informado e assessorado você estiver,  mais rápido será o processo burocrático da compra da sua casa .  

Conheça alguns detalhes que te ajudarão a lidar com a burocracia a seguir.

 

Crédito pré-aprovado

 

Antes de iniciar a procura por um imóvel é interessante solicitar aos bancos a pré-aprovação de crédito caso sua intenção seja efetuar o financiamento do valor da casa ou apartamento na praia ou cidade que escolher. 

Isso ajudará você a saber em qual faixa de valor deve procurar a sua futura casa, evitando assim frustração futura de já ter escolhido um imóvel e não ter o crédito aprovado por ele não caber nas parcelas estipuladas pelo banco.

Agora, se sua intenção é comprar o seu imóvel à vista, basta que defina o quanto quer e pode gastar. Apenas lembre-se de contabilizar no valor do imóvel as taxas que serão cobradas na parte burocrática.

 

Escolha uma boa imobiliária

Compra de Imóveis

Após feita a pré-aprovação de crédito, chega a hora de escolher o seu imóvel. Nesse momento é importante que você escolha uma imobiliária de qualidade para te apoiar nesse processo.

Quando você escolhe uma imobiliária que possui uma equipe boa e qualificada certamente a parte burocrática da compra do seu imóvel será muito mais simples.

Isso porque os profissionais já conhecem todo o trâmite necessário e certamente farão de forma ágil a apuração dos documentos com o vendedor do imóvel. 

E ainda, se a sua intenção for efetuar o financiamento do imóvel, escolha uma agência bancária que além de ter juros baixos, possua um correspondente que trabalhe de forma eficaz. O correspondente bancário é um representante do banco que ganha comissão pela prestação de serviços que efetua. 

Quando o correspondente e imobiliária são ágeis, qualificados e de qualidade, certamente trabalharão juntos para que a sua compra seja rápida, simples e livre de dificuldades.

 

Saiba quais os documentos necessários 

 

Saber quais serão os documentos necessários ajuda a evitar maiores burocracias.

Por isso, é importante que você se antecipe e verifique se possui tudo o que é solicitado para não atrasar o processo da compra. Até porque, se existir alguma irregularidade, a compra será inviabilizada.

Felizmente, os documentos solicitados ao comprador são poucos e simples de se conseguir, são ele: 

  • cópias do CPF e do RG;
  • certidão de estado civil;
  • certidões negativas: Justiça Federal
  • escritura pública do pacto antenupcial (para os casados);
  • comprovante de renda dos últimos 3 meses;
  • certidão de quitação dos tributos federais;

 

Entenda as taxas

 

Como foi dito anteriormente, além do valor do imóvel que você escolheu, existe também o valor das taxas da documentação necessária para garantir que o imóvel seja seu.

É importante que você as conheça e esteja preparado para não ter surpresas. Por essa razão conheça as principais:

  • ITBI (Imposto de transmissão de bens imóveis): É um tributo municipal cobrado toda vez que ocorre a transferência de um imóvel entre pessoas vivas. Ele é obrigatório e a documentação só é liberada para o novo dono após o pagamento feito e efetivado desse imposto. Além disso, vale saber que, para o pagamento do ITBI, o registro de imóveis solicita algumas documentações como o contrato de compra e venda, contrato com o banco, comprovante de pagamento da taxa, entre outros que o despachante poderá orientar você.

 

  • Registro do imóvel: O registro do imóvel é um documento que gera todas as informações sobre um determinado imóvel. Nele você pode ver se o imóvel possui alguma dívida, irregularidade, ou qualquer outra situação que possa existir. É a partir desse registro que comprova-se quem é o proprietário real do imóvel.

 

 

  • Avaliação do imóvel: Quando você compra um imóvel através de financiamento, o banco solicita que um engenheiro, contratado por eles, faça a avaliação do imóvel para garantir que o imóvel está dentro das conformidades. Para essa avaliação ser feita é necessário que seja pago um certo valor, determinado por cada banco, que é o valor da avaliação do engenheiro. 

 

Por fim, conhecendo esses detalhes certamente lidar com a parte burocrática da compra do seu imóvel será simples e rápida.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies