Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Pandemia gera aumento exponencial na demanda de cartórios e na busca pelo serviço online

Pandemia gera aumento exponencial na demanda de cartórios e na busca pelo serviço online

Com o isolamento social e os horários reduzidos para o funcionamento presencial, o cartório online encontrou uma alta demanda na crise sanitária. Mesmo sendo uma atividade essencial, o uso dos serviços online se mostrou mais vantajoso para a maioria.

E como funciona o cartório online? Durante o período da pandemia, foi possível resolver a maioria dos problemas no cartório: registro de imóveis, certidão de nascimento, certidão de óbito, entre outros documentos.

Se você quer saber mais sobre, prossiga com a leitura do artigo e entenda melhor sobre os serviços de cartório online!

“Em todo o Brasil, o atendimento online pelos cartórios foi a melhor resposta que se teve para a crise sanitária no país.”

O cartório extrajudicial se trata de um órgão judicial público ou privado que mantém a custódia de documentos e garante a sua fé pública. Para um documento oficial ter validade, ele precisa passar pelos serviços de cartório.

Porém, há mais de um tipo de cartório extrajudicial, com cada um tendo uma função específica para os diferentes tipos de documento. Com a crise sanitária, a maior parte dos tipos passou para o atendimento online.

  • Quais são os tipos de cartório?

  • Registro civil de pessoas naturais para certidões de nascimento, óbito, casamento, etc;
  • Registro de imóveis para matrículas, registros e averbações envolvendo imóveis;
  • Registro de títulos e documentos para conservar ou validar documentos como quitações, recibos, notificações, contratos, etc;
  • Protesto, onde se realiza o protesto de documentos que reconhecem dívidas para promover a intimação de quem deve;
  • De notas, onde se autentica a cópia de documentos e procurações, reconhece firma, lavra documentos, etc;
  • Registro civil de pessoas jurídicas, onde se registra e armazena documentos particulares;
  • Registro de contratos marítimos, que engloba o registro e a lavratura de documentos relacionados ao direito marítimo.
  • E como funciona o cartório online?

Com o registro eletrônico, não é mais necessário se encaminhar para o cartório presencial para ter um documento com fé pública. Basta enviar o documento de forma digitalizada para o cartório para ele voltar protocolado e validado pelo mesmo.

Na pandemia, mais de 150 serviçosde cartório online foram disponibilizados. Em 26 de maio de 2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu as normais gerais para o funcionamento dos cartórios digitais pelo país.

  • Como foi o aumento exponencial na demanda por cartórios online?

Mesmo com os cartórios sendo considerados serviços essenciais, funcionando mesmo com as medidas restritivas, seu atendimento online teve uma alta. Com o distanciamento social, era comum que as pessoas fizessem fila do lado de fora do cartório.

Com o cartório virtual, só vão para o espaço físico aquelas pessoas sem acesso à internet. Quem puder realizar o registro de imóvel, solicitar certidões e fazer outros pedidos pela internet, pode fazê-lo e evitar filas.

Por esse motivo que os pedidos pelos serviços de cartório online aumentaram em torno de 162%. No começo da pandemia, foram realizados mais de 250 milhões de serviços pelo formato eletrônico.

  • E onde é possível encontrar um cartório 24 horas online?

É fácil de encontrar os cartórios online, pois os serviços de cartório por todo o país são muitas vezes reunidos em plataformas na internet. Algumas dessas plataformas são:

  • RTDPJ Brasil, que é a central nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas;
  • Registro Civil, que é o canal oficial da ARPEN Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais);
  • Central Registradores de Imóveis, que apresenta integração entre hardwares e softwares para suporte ao Serviço de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI);
  • Cartório no Brasil, que permite solicitar a 2ª via de qualquer tipo de certidão;
  • CENPROT SP, que é a Central de Protesto do Estado de São Paulo.

Ainda há mais outras opções de cartório 24 horas online disponíveis no Brasil, sendo rápido de encontrar elas numa pequena pesquisa pela internet.

  • Conclusão

O cartório 24 horas online é uma facilidade que veio para ficar, mesmo com o fim da pandemia. Tendo a possibilidade de fazer tudo num cartório virtual, é óbvio que a maioria do público vai optar por não precisar sair de casa.

Se você também faz parte do público que prefere o cartório online, aproveite que a disponibilidade do mesmo na internet está grande agora!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies