Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Associação e Cooperativa ganham patrulha mecanizada; máquinas melhoram agricultura familiar

A prefeita Rosana Martinelli (PR) entregou, na tarde desta quinta-feira, 20, duas patrulhas mecanizadas para uso pelas entidades rurais Associação Comunitária Rural Nova Esperança e a Cooperativa Coopernop. Cada uma foi contemplada com um grupo de equipamentos formado por um trator, uma grade, uma carretinha e um distribuidor de calcário. Os materiais chegaram ao município por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, através de emendas parlamentares dos deputados Ságuas Moraes e Nilson Leitão.

De acordo com a prefeita, a patrulhas visam fomentar a prática e atuação da agricultura familiar pelas entidades que estão envolvidas diretamente com este trabalho e, dele, retiram o sustento de várias famílias. “É uma ajuda muito grande para as comunidades, porque é época de plantio. Estamos entregando essas patrulhas que vão melhorar e dar condições para que essas comunidades possam trabalhar. Nossa comunidades são muito bem organizadas e essas são as duas primeiras patrulhas que estamos entregando”, destacou a prefeita.

Durante o ato de entrega, Rosana Martinelli anunciou outra boa notícia para a agricultura familiar do município. Conforme informou a gestora, também a partir desta quinta-feira, 20, mais duas patrulhas mecanizadas estão liberadas para o município de Sinop. Elas possuem o mesmo formato/porte dos equipamentos já entregues e devem chegar à cidade em 2019. Tais patrulhas são fruto, igualmente, de emenda parlamentar dos deputados Dilmar Dal Bosco e Silvano Amaral.

Presidente da Coopernop, Mauro Dallagnol, agradeceu ao município pelo constante incentivo a agricultura familiar. “Agradecemos a prefeitura, em nome da prefeita Rosana, os vereadores e deputados e todos aqueles que se empenharam nesse projeto, porque somos muito agradecidos ao município, porque ele um grande comprador de alimentos da cooperativa, só para a merenda escolar é mais de R$ 1 milhão nosso, por ano. Então estamos sempre sendo vistos pela prefeitura e esse maquinário vem ajudar muito o pequeno agricultor”.

Para o vereador professor Hedvaldo Costa (PR), a iniciativa do município em parceria com a Câmara de Vereadores e deputados demonstra o sucesso das ações realizadas em conjunto visando o benefício da sociedade. “É isso que o produtor, população e a comunidade espera. Esse produtor paga impostos e ajuda a sustentar o município e nada mais justo que uma união de esforços, da prefeita de Sinop, juntamente com a Câmara e com alguns deputados unindo forças e devolvendo a esse agricultor um pouco do que ele já contribuiu para o município”.

Gerente de agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Beno Kaiser lembrou que, a partir do repasse, a gestão das patrulhas fica sob responsabilidade das entidades. O termo de cessão dos equipamentos às entidades já passou pela apreciação da Câmara de Vereadores e do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável.

“Os equipamentos darão suporte nas comunidades, por exemplo, no apoio da produção de hortifrutis, confecção de silagem, produção leiteira. No caso da comunidade Nova Esperança, que tem vários produtores de abóbora, podem ajudá-los no preparo de solo, plantio e a própria correção de solo”, exemplificou Kaiser.

Também participaram da entrega das patrulhas os vereadores professora Branca (PR) e Billy Dal Bosco (PR), representantes das cooperativas, servidores e os secretários municipais e diretores. (Com assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies