Tira-Dúvidas: É Possível Ficar Resfriado Por Causa do Frio?

Veja se as Baixas Temperaturas Podem Realmente Provocar um Resfriado

É muito comum durante a nossa infância e adolescência ouvirmos nossas mães dizerem para vestirmos uma blusa para não “pegar um resfriado”. E hoje o nosso quadro Tira-Dúvidas está para lá de especial, esclarecendo para você se realmente podemos ficar resfriados por causa do frio.

A figura materna é muito importante em nossas vidas, e muitas vezes, acatamos as recomendações de nossas mães sem questioná-las, pois sabemos que elas sempre desejam o melhor para nós.

Mas quando o assunto é o frio, será que realmente as baixas temperaturas são capazes de nos deixar doentes? Pois bem, explicaremos essa questão em detalhes para que você possa compreender os fatores que envolvem essa questão.

A relação entre o frio e o resfriado

Iniciamos evidenciando que o frio não causa resfriado, pois o resfriado é uma doença provocada por vírus. Dessa forma, as baixas temperaturas não são capazes de fazer com que uma pessoa fique resfriada.

A relação entre o resfriado e o frio se deve pelo fato de que as baixas temperaturas podem com que quadros de alegrias fiquem mais intensos, facilitando ainda o aparecimento de determinadas doenças respiratórias.

Isso ocorre porque quando a temperatura esfria, a umidade do ar é significativamente reduzida, provocando um ressecamento da mucosa presente em nosso aparelho respiratório. Assim, o ressecamento devido à baixa umidade do ar é capaz de comprometer a produção de secreção com os anticorpos necessários para proteger o nosso organismo.

Dessa forma, é comum que estejamos mais vulneráveis ao resfriado durante as estações mais frias do ano.

Outro fato importante a ser destacado está no fato de que quando ficamos expostos a temperaturas mais baixas que a do nosso organismo, podemos ter um choque térmico, fazendo com que o nosso organismo necessite de mais energia para manter a nossa temperatura corpórea ideal.

Assim, devido o esforço necessário para manter nossa temperatura corpórea pode provocar uma queda de imunidade nos deixando mais vulneráveis e facilitando, por consequência, o contágio de resfriados e demais doenças.

No entanto, o frio, por si só, não é capaz de provocar um resfriado. O quadro clínico associado ao frio é a hipotermia, uma condição no qual há uma queda notável e possivelmente perigosa de nossa temperatura corpórea. A principal causa da hipotermia é a exposição durante um longo período ao frio.

Fortalecendo o nosso organismo contra o resfriado

Apesar de o frio não causar o resfriado, há uma ligação entre esses dois fatores devido aos efeitos que as baixas temperaturas podem ocasionar em nosso organismo.

Assim, é importante que saibamos amenizar os efeitos da baixa umidade do ar em nosso organismo, como por exemplo, ingerindo água em quantidades suficientes para o nosso corpo e aumentando a umidade do ar dos ambientes.

Pois é comum que bebamos menos água nos dias frios, o que pode fazer com que os efeitos da baixa umidade do ar sejam ainda mais intensos em nosso organismo. Assim, é importante ressaltarmos que há uma quantidade de ingestão de água adequada de acordo com cada pessoa, podendo variar de acordo com a faixa etária e também de acordo com a massa corpórea de cada indivíduo.

Fortalecer o nosso sistema imunológico também é essencial para o nosso organismo, onde a nossa alimentação desempenha um papel fundamental. Uma alimentação saudável e rica em alimentos naturais é capaz de nos auxiliar no combate a doenças e ainda fortalecer o nosso sistema imunológico.

Alimentos ricos em vitamina C contribuem diretamente para o fortalecimento do nosso sistema imunológico, nos auxiliando no combate ao resfriado.

A prática de atividades físicas também é essencial para a nossa saúde e bem-estar, auxiliando-nos na adoção de um estilo de vida saudável em nosso dia a dia.

Leia também:

Tira-Dúvidas: O Café Realmente Faz Mal à Saúde?

Tira-Dúvidas: Por Que Não Consigo Emagrecer Mesmo Praticando Exercícios?

Tira-Dúvidas: Excesso de Peso Realmente Afeta a Saúde?

Frioresfriadosaudetira-dúvidas