Tira-Dúvidas: O Café Realmente Faz Mal à Saúde?

Veja Questões Que Envolvem o Consumo de Café

Companheiro de nossas manhãs, o café é a estrela do nosso quadro Tira-Dúvidas de hoje, que traz para você uma questão importante: O café realmente faz mal à saúde?

Pois bem, abordaremos os principais fatores que envolvem o seu consumo para que você possa compreender completamente se a ingestão dessa bebida tão tradicional em nosso dia a dia realmente pode trazer malefícios à nossa saúde e bem-estar.

Essa é uma bebida preparada a partir de grãos torrados provenientes do fruto do cafeeiro. Sendo uma bebida imensamente tradicional, é considerado um estimulante por conter cafeína em sua composição. Estima-se que cada 200 ml da bebida contenha de 80 a 140 miligramas de cafeína.

Mas quando o assunto são os malefícios, esta bebida realmente pode prejudicar o nosso organismo?

Café faz mal à saúde

Em geral, o consumo da bebida não faz mal à saúde, podendo ser consumido, de forma adequada, sem causar quaisquer danos ao nosso organismo.

No entanto, é comum ouvirmos que a bebida causa gastrite, mas é cabível destacar que o café não causa gastrite. Porém, para pessoas que possuem gastrite, o seu consumo não é recomendado, pois a cafeína presente na bebida pode causar irritações no estômago. No caso de pessoas com gastrite, nem mesmo o café descafeinado é recomendado.

O consumo da bebida e a ansiedade

Para aqueles que sofrem de crises de ansiedade o consumo da bebida pode aumentar de forma significativa os sintomas provocados por uma crise de ansiedade. Isso porque estimulantes, como a cafeína, são capazes de desencadear sérias crises em pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade.

É muito comum que pessoas ansiosas enfrentem uma crise de ansiedade após o consumo da bebida. Em alguns casos, a crise desencadeada pela ingestão da bebida pode ser imensamente intensa, trazendo grande desespero e potencializando os sintomas decorrentes de uma crise de ansiedade.

Neste caso, o consumo da bebida realmente deve ser evitado por pessoas que possuem transtorno de ansiedade.

O consumo adequado

Em geral, o consumo de alimentos deve ser sempre realizado de forma equilibrada, pois os excessos geralmente resultam em possíveis problemas para o nosso organismo. Equilíbrio é a palavra que define uma alimentação adequada e balanceada.

Assim, quando de forma adequada, esta bebida pode integrar a nossa alimentação diária de forma satisfatória, pois o seu consumo também é capaz de trazer benefícios ao nosso organismo. Dessa forma, alguns dos principais benefícios da bebida para a nossa saúde são:

  • Auxilia no processo de emagrecimento
  • Promove uma melhoria do desempenho físico
  • Reduz os níveis de estresse
  • É benéfico para o cérebro
  • Ajuda na digestão
  • Diminui dores na região da cabeça
  • Possui efeito anti-inflamatório

Dessa forma, podemos perceber que o café, além de ideal para começar o dia, ainda traz consigo grandes benefícios à nossa saúde, no entanto seu consumo deve ser feito com moderação.

Outro fator importante a ser destacado em relação ao consumo da bebida diz respeito ao seu efeito em nossa saúde bucal. O café é classificado como uma bebida ácida, o que pode ocasionar a desmineralização do esmalte do dente, deixando-o, dessa forma, mais propenso ao desgaste.

Além desse fator, a cafeína presente na bebida ainda é capaz fazer com que os dentes adquiram tons amarelados, favorecendo o aparecimento de manchas amarelas ou em tons alaranjados na superfície dos dentes.

Assim, a melhor forma de prevenir os efeitos em nossa saúde bucal é escovar os dentes após o consumo da bebida. Pois dessa forma você poderá desfrutar de toda a delícia que é beber uma xícara de café e ainda manter a sua saúde bucal.

Leia também:

Tira-Dúvidas: Por Que Não Consigo Emagrecer Mesmo Praticando Exercícios?

Tira-Dúvidas: Excesso de Peso Realmente Afeta a Saúde?

Tira-Dúvidas: Quais São os Cuidados Necessários ao Realizar Atividades Físicas no Outono?

cafécafé realmente faz mal à saúdesaudetira-dúvidas