Entenda as diferenças entre Loft, Studio, Kitnet e Flat

Os apartamentos compactos já são uma sensação nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, mas agora estão se espalhando para outras cidades com grande potencial urbano.

Hoje encontramos Lofts para alugar em Cabo Frio, Studios em Rio das Ostras e Flats em Macaé com uma frequência nunca vista antes.

Mas você conhece a diferença em cada uma dessas denominações?

Antes de procurar pelo imóvel ideal, leia nossa publicação e decida por si mesmo qual atenderá melhor às suas demandas:

 

Loft

A origem dos lofts remete às décadas de 60 e 70 para suprir uma demanda gerada a partir do grande crescimento populacional nos Estados Unidos e Europa após a segunda guerra mundial. Por conta de mudanças no zoneamento urbano de diversas cidades estadunidenses e europeias, antigos edifícios comerciais passaram por um processo de reciclagem visto que não atendiam mais às necessidades tecnológicas e da população.

Desta forma, os lofts surgem oriundos de antigos galpões, depósitos ou armazéns em bairros industriais que foram se convergindo em residenciais. 

Por fazer conta dessa origem, os lofts apresentam características bastante peculiares. A primeira diz respeito à sua área, que não costuma ultrapassar 50m², e a falta de paredes, com exceção ao banheiro, tornando-o um espaço com cômodos totalmente integrados. Muitos lofts também apresentam instalações aparentes, remetentes à decoração industrial, e pé-direito duplo, típico de edificações usadas para estoques.  Outras características marcantes dos lofts podem ser as presenças de grandes janelões, também comuns em antigos galpões de estoque. 

Hoje os lofts são vistos como sinônimo de modernidade e praticidade, tanto por conta da versatilidade dos espaços quanto características únicas que proporcionam uma ventilação adequada e melhor aproveitamento da luz natural. O pé-direito mais alto permite a instalação de mezaninos, gerando maior aproveitamento do espaço, de maneira que o piso inferior seja dedicado à cozinha, sala de estar e banheiro, enquanto o piso superior seja separado como dormitório ou suíte. A separação dos cômodos fica à cargo da escolha da mobília já que não existem divisórias. 

 

Estúdio

Diferente dos lofts, cuja origem tem a reciclagem de antigos estabelecimentos comerciais para suprir funções residenciais, os estúdios desde o princípio foram construídos para serem pequenos apartamentos. Menores que os lofts, os estúdios variam entre 20m² e 40m², possuindo cômodos integrados, mas podendo contar com um dormitório delimitado por paredes.

São normalmente localizados em áreas estratégicas de grandes cidades, onde já existe uma boa infraestrutura de lazer, comércio, serviços e transporte coletivo, gerando, consequentemente, uma maior demanda por imóveis e preços mais altos para apartamentos de tamanho regular.

Por conta da sua área restrita e falta de divisórias, os estúdios oferecem preços mais competitivos em localizações centrais.

Para suprir a falta de cômodos, condomínios de estúdios oferecem uma planta mais dinâmica com maiores facilidades aos moradores, por exemplo lavanderia coletiva, serviço de diarista e diversas áreas sociais, como salão de festa, de jogos, mini cinema, piscina, saunas e salas de ginástica.

Acompanhando as novas tendências de trabalho modernas, novos imóveis constituídos por estúdios também tem apresentado em sua planta espaços como home-offices ou co-workings.  São a alternativa ideal para solteiros ou casais jovens de classe média que buscam juntar dinheiro.  

 

Kitnet

Do inglês “cozinha pequena” (kitchenette), este pequeno apartamento conjugado compartilha diversas característica com o modal residencial descrito anteriormente. Assim como os estúdios, as kitnets possuem tamanhos que variam habitualmente entre 20 e 40m², e são formados por quarto, banheiro, sala e cozinha integradas, com apenas uma bancada de divisória para o dormitório e o banheiro.

Costumam ser encontrados nas regiões centrais de grandes cidades, facilitando o acesso ao trabalho, comércio e transporte público para os seus moradores. No entanto, difere do estúdio no que diz respeito a simplicidade de suas estruturas e a falta de serviços oferecidos no condomínio. São lugares mais modestos e, consequentemente, mais baratos. 

Essa estrutura mais simplificada é ideal para quem mora sozinho, seja por motivo de estudos ou trabalho.

Também pode ser uma boa alternativa para jovens casais que não querem perder tempo na arrumação da casa ou congestionamento para chegar no trabalho e buscam por uma moradia apenas temporária, ou não têm intenções de aumentar a família. Uma opção que apesar de antiga é muito moderna, adequada aos tempos atuais que passamos mais tempo fora de casa, seja para trabalhar, estudar ou até comer. 

 

Flat 

Os flats, também conhecidos como flat services ou apart-hotéis, começaram a surgir no Brasil nos anos finais da década de 1920. Inicialmente possuíam utilização mista, sendo ocupados tanto por moradores permanentes quanto moradores temporários, como um hotel.

Com a mudança da legislação brasileira no que diz respeito à proibição de prática comercial em condomínios residenciais, proprietários de unidades habitacionais que quisessem explorar a atividade de locação hoteleira passaram a obrigatoriamente juntar-se como pessoa jurídica, normalmente uma Sociedade em Conta de Participação, para a exploração comercial, rateando os resultados da operação entre si. Uma vez que a atividade passa a ser regulada, na década de 1980 grandes construtoras passam a lançar prédios com características de apart-hotel nas principais cidades brasileiras.

A maioria desses lançamentos já incluía a contratação de empresas de administração hoteleira que, com suas marcas famosas e capacidade de gestão, sinalizavam maior possibilidade de sucesso.

Mas o que define um flat ou um apart-hotel como tal? No que diz respeito ao tamanho, os flats são um pouco maiores que quartos de hotel, com divisões específicas de sala, quarto, banheiro e até cozinha.

Além disso, dispõe das facilidades oferecidas em um hotel, como recepção, lanchonete, lavanderia, segurança e limpeza, que são cobrados junto às taxas de condomínio.

São estruturas ideais para executivos, políticos e profissionais liberais que levam uma vida corrida, mas buscam conforto e praticidade. Geralmente são comprados por empresas para oferecer como moradia a funcionários que venham de outras cidades e estão se estabelecendo no local, ou não pretendem fixar moradia definitiva na cidade, voltando para suas residências oficiais nos finais de semana.

Comentários (0)
Fazer Comentário