De novo, pescador flagra dezenas de peixes mortos no Rio Teles Pires

Novamente dezenas de peixes foram localizados mortos no Rio Teles Pires, no encontro com o Rio Renato, em Itaúba. Um pescador navegou por cerca de 100 metros na água e filmou toda a situação no final de semana passado.

De acordo com a fala dele nas imagens, são diversas espécies que boiavam. “Tá branco o rio de peixe. Tão morrendo tudo, Cachorra, Pacu, Matrinxã, Piau”, menciona o pescador.

O homem que realizou a filmagem assegura que há um tipo de lodo na água e que isso teria causado a morte dos peixes. “A Água está que não tem nem como, cisco puro, puro um lodo que está descendo. Como que os peixes respiram?”, questiona.

O pescador também flagrou um barco em que haviam pessoas retirando os animais da água. Em fevereiro a 93 FM noticiou a morte de centenas de peixes, também no Rio Teles Pires.

Outro lado
Em nota, a Usina Hidrelétrica Sinop (UHE) afirmou que nessa segunda-feira (9) de setembro ocorreu o perecimento de peixes a jusante do barramento, o evento foi imediatamente comunicado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), onde está em avaliação.

A nota encaminhada à Rádio 93 FM, alega que o caso está sob investigação pela Sema, e todas as informações sobre o monitoramento da qualidade da água foram colocadas à disposição para análise. “O tratamento para esses casos está sendo desenvolvido rigorosamente de acordo com o licenciamento”, diz trecho.

A usina assegura que não mede esforços financeiros e pessoais para atendimento às exigências ambientais, buscando sempre minimizar ou compensar os possíveis impactos ambientais previstos nesse tipo de Empreendimento.

Assista o vídeo que mostra os peixes mortos: https://www.youtube.com/watch?v=Ox9JY-Ul3IM&feature=youtu.be