Vídeo mostra centenas de peixes mortos no Rio Teles Pires; Assista

Um vídeo encaminhado por um ouvinte da 93 FM, nesta quarta-feira (6), mostra centenas de peixes mortos no Rio Teles Pires, em Itaúba. As imagens impressionam pela quantidade e pelo tamanho dos peixes.

A pessoa que gravou o vídeo menciona que de longe pode ser sentido um odor muito forte. Ele também fala que entre as espécies encontradas há Tucunaré, Pacú, entre outras.

Assista:

A reportagem entrou em contato com o diretor regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Gabriel Conter, que informou que uma equipe foi para o local, para averiguar a situação e avaliar qual a causa da morte dos peixes.

Contudo, a situação ocorreu após o fechamento das comportas da Usina Hidrelétrica Sinop (UHE), que ocorreu na quarta-feira passada (30 de janeiro), para o início do enchimento do lago e abertura das adufas.

Em nota, a diretoria da Usina informou que na segunda-feira (4), foi constatada a morte dos peixes e que imediatamente começaram a ser retirados pelos profissionais do empreendimento. Eles também comunicaram o fato à Sema.


Informou ainda que, mesmo sem o conhecimento real de como os peixes morreram, uma série de providências foram tomadas, entre elas, aumento do número de barcos e funcionários especializados para monitoramento detalhado e resgate da ictiofauna a jusante, além de medidas diárias de todos parâmetros da qualidade de água para contribuir nessa identificação.

ItaúbaMortospeixesTeles PiresUsina