Recentemente, um estudo realizado pela Kantar Ibope Media constatou um aumento na taxa de ouvintes que escutam o rádio através do celular, tendo um aumento de 2% em 2021 quando comparado ao ano anterior.
O rádio convencional, daqueles que ouvimos em casa ou no trabalho, ainda é preferência nacional, mas neste ano a porcentagem de ouvintes que escutam o rádio através do celular atingiu 25%. Em 2020 a taxa era de 23%.
O aparelho celular é uma das tecnologias que mais usamos em nosso dia a dia, acompanhando-nos em todos os momentos do nosso dia. E no que diz respeito ao rádio, o uso do celular como uma ferramenta para liga-los aos seus ouvintes têm crescido de forma significativa a cada ano.
Dados como os obtidos através do estudo da Kantar Ibope Media demonstram a versatilidade do rádio, que acompanha o seu público consumidor onde quer que ele esteja, sendo capaz de adaptar-se às constantes transformações do mercado.
Os dados ainda demonstraram que cerca de 10% da população afirmou ter ouvido o rádio por meio da internet nos últimos 30 dias, somando um total de 2 horas e 44 minutos de conexão, demonstrando a continuidade no aumento de ouvintes do rádio online.
Do público que afirmou ter ouvindo plataformas de rádio online, cerca de 66% usaram o aparelho celular para a conexão, e 37% revelaram ter usado o computador para ouvir o rádio online.
Outros dados revelados pela pesquisa são:
- 51% dos ouvintes de rádio online são do gênero masculino
- 67% pertencem à classe AB
- 57% com faixa etária entre 20 e 39 anos
De acordo com Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regional da Kantar Ibope Media, há a necessidade de as emissoras de rádio conhecerem o público que consome o rádio online, o trecho foi retirado do site Farcom:
“Essa audiência conectada, que gosta de ouvir rádio pelo celular ou no computador, também precisa ser compreendida pelas emissoras e anunciantes. A tecnologia tem sido uma grande aliada do áudio e tem indicado caminhos importantes para disseminação de conteúdo. Notamos que algumas emissoras têm criado canais no YouTube, investindo em transmissões do estúdio ao vivo, produzido programas exclusivos.”
Cresce o Consumo de Rádio Pelo Celular, Que Soma 25% Dos Ouvintes
A notável capacidade de adaptação do rádio demonstra o seu potencial junto ao público consumidor, que cada vez mais tem busca por plataformas de rádio online ao longo do seu dia a dia.
O rádio é uma mídia que acompanha o seu público em todos os momentos do seu dia a dia, podendo ser ouvido em casa, no carro, no trabalho e também nos momentos de lazer, trazendo ao seu público a programação perfeita para cada momento do seu dia.
Pois além de música, entretenimento e informação, o rádio também oferece uma companhia ao seu público consumidor, onde locutores e ouvintes estabelecem um vínculo através das ondas sonoras.
O constante aumento de ouvintes de rádio online demonstra como o rádio tem conseguido manter-se atual, seguindo o padrão de comportamento de seu público consumidor, acompanhando-o nas mais diversas mídias de comunicação.
Pois esta é uma das principais características do rádio, uma mídia de comunicação democrática e com alto potencial de acompanhar as constantes transformações tecnológicas, adaptando-se para manter-se constantemente atual.
E para você que tem buscado uma rádio online com a melhor programação para o seu dia, não deixe de baixar o App da Hits Prime através deste link.
A Hits Prime traz para você uma programação atemporal, com a trilha sonora ideal para todos os momentos do seu dia, com clássicos, dos mais diversos segmentos musicais, que marcaram época. Não deixe de conferir!