Na última quinta-feira (19), o Grupo Mídia RJ reuniu 17 emissoras do estado do Rio de Janeiro para uma edição do “Mix de Mídia”, onde a Kantar IBOPE Media revelou dados importantes sobre a credibilidade e a popularidade do rádio nos dias de hoje.
E não para por aí! A pesquisa ainda apontou que o índice de credibilidade do rádio é de 43%, revelando ainda que 10% da população brasileira ouve o rádio através de plataformas digitais.
Os dados foram apresentados durante o evento por Giovana Alcântara e Gabriela Vitral, demonstrando dados a respeito do comportamento do público e também do mercado publicitário. Houve ainda um debate composto por Daniella Ferro, representante da Tim, Fernando Morgado, que é consultor e professor e Markus Castanheira, representante da Universal Music.
O consultor e professor Fernando Morgado refletiu sobre o papel e a importância do rádio em relação a mídias distintas de divulgação, o trecho foi retirado do site ‘Loucos Por Rádio’, confira:
“O rádio é um meio que se renova há muito tempo e serve de exemplo para as demais mídias. Sendo assim, não há mais espaço para discursos alarmistas quando se trata do futuro do meio. É fundamental investir cada vez mais na capacitação de toda a cadeia produtiva da comunicação, mostrando que o rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas”.
Rádio bate recorde em credibilidade e é ouvido por 80% da população
Para o site tudoradio.com, Fernando Morgado ainda ressaltou a importância da distinção entre o aparelho de rádio e do ponto de vista linguístico:
“O rádio é um meio que se renova há muito tempo e serve de exemplo para as demais mídias. Sendo assim, não há mais espaço para discursos alarmistas quando se trata do futuro do meio. É fundamental investir cada vez mais na capacitação de toda a cadeia produtiva da comunicação, mostrando que o rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas”.
Dessa forma, de acordo com dados divulgados pela Kantar IBOPE Media, ao longo de um mês, o rádio é ouvido por 80% da população nas 13 principais regiões metropolitanas, revelando ainda que três, em cada cinco ouvintes, escuta o rádio diariamente, com tempo médio de 4h e 26min.
Ainda de acordo com a pesquisa:
- 71% Dos ouvintes escutam o rádio em casa
- 24% Ouvem o rádio no carro
- 10% Ouvem o rádio em outras plataformas
- 8% Ouvem o rádio durante o trajeto
- 2% Ouvem o rádio no trabalho
A Kantar IBOPE Media também revelou que:
- 80% Dos ouvintes ouvem o rádio em um aparelho convencional
- 25% Ouvem o rádio através do celular
- 4% Ouvem o rádio através de outros aparelhos
- 3% Ouvem o rádio através do computador
Quando comparado ao mesmo período no ano anterior, o índice de ouvintes que ouviam o rádio através do celular era de 23%. Sobre o tempo médio de consumo de rádio via internet, a estimativa é de 2h e 44 minutos.
Dados com os revelados pela Kantar IBOPE Media revelam a importância social e cultural do rádio, que tem, ao longo dos anos, acompanhado a evolução do público consumidor, fazendo desta evolução, sua própria forma de evoluir, alcançando patamares cada vez mais elevados.
Isto porque o rádio é uma mídia de comunicação democrática, que tem papel fundamental na transmissão de notícias, trazendo ao seu público entretenimento e informação de uma forma dinâmica e interativa, consolidando-se como a mídia de maior credibilidade no país.
Isso porque o rádio acompanha o seu público em todos os momentos do seu dia, seja em casa, no carro ou no trabalho, o fato é que o rádio está com o público em 100% do seu tempo, demonstrando sua credibilidade e importância como canal de comunicação.