Rádio Bate Recorde em Credibilidade e É Ouvido Por 80% da População

Pesquisas Apontam a Consolidação do Rádio Como Mídia de Comunicação

Na última quinta-feira (19), o Grupo Mídia RJ reuniu 17 emissoras do estado do Rio de Janeiro para uma edição do “Mix de Mídia”, onde a Kantar IBOPE Media revelou dados importantes sobre a credibilidade e a popularidade do rádio nos dias de hoje. 

Tendo como base os 13 segmentos regulares da empresa, atualmente, o rádio é ouvido por cerca de 80% da população brasileira, tendo progredido 2% desde a última pesquisa, realizada no ano de 2020.

E não para por aí! A pesquisa ainda apontou que o índice de credibilidade do rádio é de 43%, revelando ainda que 10% da população brasileira ouve o rádio através de plataformas digitais. 

Os dados foram apresentados durante o evento por Giovana Alcântara e Gabriela Vitral, demonstrando dados a respeito do comportamento do público e também do mercado publicitário. Houve ainda um debate composto por Daniella Ferro, representante da Tim, Fernando Morgado, que é consultor e professor e Markus Castanheira, representante da Universal Music. 

O consultor e professor Fernando Morgado refletiu sobre o papel e a importância do rádio em relação a mídias distintas de divulgação, o trecho foi retirado do site ‘Loucos Por Rádio’, confira: 

“O rádio é um meio que se renova há muito tempo e serve de exemplo para as demais mídias. Sendo assim, não há mais espaço para discursos alarmistas quando se trata do futuro do meio. É fundamental investir cada vez mais na capacitação de toda a cadeia produtiva da comunicação, mostrando que o rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas”. 

Rádio bate recorde em credibilidade e é ouvido por 80% da população

Para o site tudoradio.com, Fernando Morgado ainda ressaltou a importância da distinção entre o aparelho de rádio e do ponto de vista linguístico: 

“O rádio é um meio que se renova há muito tempo e serve de exemplo para as demais mídias. Sendo assim, não há mais espaço para discursos alarmistas quando se trata do futuro do meio. É fundamental investir cada vez mais na capacitação de toda a cadeia produtiva da comunicação, mostrando que o rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas”. 

Dessa forma, de acordo com dados divulgados pela Kantar IBOPE Media, ao longo de um mês, o rádio é ouvido por 80% da população nas 13 principais regiões metropolitanas, revelando ainda que três, em cada cinco ouvintes, escuta o rádio diariamente, com tempo médio de 4h e 26min. 

Ainda de acordo com a pesquisa: 

  • 71% Dos ouvintes escutam o rádio em casa 
  • 24% Ouvem o rádio no carro 
  • 10% Ouvem o rádio em outras plataformas 
  • 8% Ouvem o rádio durante o trajeto 
  • 2% Ouvem o rádio no trabalho 

A Kantar IBOPE Media também revelou que: 

  • 80% Dos ouvintes ouvem o rádio em um aparelho convencional 
  • 25% Ouvem o rádio através do celular 
  • 4% Ouvem o rádio através de outros aparelhos 
  • 3% Ouvem o rádio através do computador 

Quando comparado ao mesmo período no ano anterior, o índice de ouvintes que ouviam o rádio através do celular era de 23%. Sobre o tempo médio de consumo de rádio via internet, a estimativa é de 2h e 44 minutos. 

Dados com os revelados pela Kantar IBOPE Media revelam a importância social e cultural do rádio, que tem, ao longo dos anos, acompanhado a evolução do público consumidor, fazendo desta evolução, sua própria forma de evoluir, alcançando patamares cada vez mais elevados. 

Isto porque o rádio é uma mídia de comunicação democrática, que tem papel fundamental na transmissão de notícias, trazendo ao seu público entretenimento e informação de uma forma dinâmica e interativa, consolidando-se como a mídia de maior credibilidade no país.

Isso porque o rádio acompanha o seu público em todos os momentos do seu dia, seja em casa, no carro ou no trabalho, o fato é que o rádio está com o público em 100% do seu tempo, demonstrando sua credibilidade e importância como canal de comunicação. 

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