Tira-Dúvidas: Comer Alimentos Vencidos Realmente Faz Mal à Saúde?

Veja os Riscos de Consumir Alimentos Fora do Prazo de Validade

O quadro Tira-dúvidas traz para você uma questão importante a respeito de sua alimentação: Comer alimentos vencidos realmente faz mal à saúde? Pois bem, os fatores que envolvem este importante assunto serão abordados ao longo deste post.

Nos dias de hoje, a alimentação, da população em geral, tem sido um assunto recorrente de debates entre especialistas. O consumo excessivo de alimentos industrializados e hábitos alimentares inadequados tem levado a população cada vez mais a problemas ligados à alimentação.

Uma alimentação inadequada pode afetar:

  • A saúde cardiovascular
  • A saúde gastrointestinal
  • Favorecer o surgimento do diabetes
  • Favorecer o ganho de peso
  • Favorecer o acúmulo de gordura

O ideal é que saibamos conciliar uma alimentação saudável e balanceada em nosso dia a dia, incluindo uma grande variedade de alimentos naturais em nossas refeições, pois estes possuem nutrientes essenciais para o nosso organismo e ainda auxiliam na adoção de um estilo de vida saudável.

Assim, sabendo que o consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares, sódio e com altos teores de gordura, podem afetar diretamente a nossa saúde e bem-estar, quais são os riscos de consumir alimentos vencidos em nosso dia a dia?

Confira os fatores que envolvem o consumo de alimentos vencidos e quais são as consequências de se consumir alimentos vencidos.

Comer alimentos vencidos realmente faz mal à saúde?

O prazo de validade dos produtos representa o período no qual, quando armazenados corretamente, o alimento está propício para consumo. Dessa forma, por não haver nenhuma alteração nutricional e por não favorecer o surgimento de microrganismos, os alimentos, quando dentro do prazo de validade, não apresentam risco de possíveis doenças;

Assim, quando fora o prazo de validade, mesmo que não haja nenhuma alteração visível, alguns dos microrganismos encontrados nos alimentos podem proliferar-se sem que hajam alterações visíveis.

Dessa forma, o consumo de alimentos vencidos é classificado como um problema de saúde pública, tendo em vista que este pode resultar em possíveis doenças.

Além da importância do consumo de alimentos dentro do prazo de validade, é fundamental que estes sejam armazenados de forma adequada, pois o armazenamento inadequado é capaz de fazer com que os microrganismos se desenvolvam, podem, dessa forma, ocasionar doenças.

Alguns dos principais problemas de saúde que podem ser causados pelo consumo de alimentos vencidos são:

  • Dores estomacais
  • Diarreia
  • Infecção alimentar
  • Vômito
  • Náuseas

Dessa forma, a ingestão de alimentos vencidos pode afetar a nossa saúde e bem-estar, ocasionando, inclusive, problemas de saúde. Assim, mesmo que o alimento não apresente alterações visuais, é importante evitar o consumo de alimentos fora do prazo de validade, pois estes estão mais sujeitos ao desenvolvimento de microrganismo.

Uma alimentação saudável e adequada é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, e devemos estar atentos ao que consumimos diariamente em nossas refeições. A ingestão de alimentos naturais, como modos de preparo que preserve suas características, texturas e sabor contribui para a adoção de um estilo de vida saudável, pois estes possuem nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Assim, em nossa alimentação, o consumo de alimentos vencidos não é recomendado devido aos possíveis problemas de saúde que podem ser ocasionados pela ingestão desses alimentos.

Um fator importante é atentar-se no momento da compra do produto, garantindo que este esteja dentro do prazo de validade estabelecido pelo fabricante. Avaliar ainda se o consumo do alimento será realizado dentro da validade do produto também é outro fator muito importante.

Assim, com uma alimentação saudável e adequada, você minimiza os riscos de uma possível intoxicação alimentar, evitando ainda possíveis problemas de saúde que podem ser ocasionados por alimentos em condições inadequadas, pois o seu consumo não é recomendado e deve ser evitado.

alimentos vencidostira-dúvidas