Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tira-Dúvidas: Comer Alimentos Vencidos Realmente Faz Mal à Saúde?

Veja os Riscos de Consumir Alimentos Fora do Prazo de Validade

O quadro Tira-dúvidas traz para você uma questão importante a respeito de sua alimentação: Comer alimentos vencidos realmente faz mal à saúde? Pois bem, os fatores que envolvem este importante assunto serão abordados ao longo deste post.

Nos dias de hoje, a alimentação, da população em geral, tem sido um assunto recorrente de debates entre especialistas. O consumo excessivo de alimentos industrializados e hábitos alimentares inadequados tem levado a população cada vez mais a problemas ligados à alimentação.

Uma alimentação inadequada pode afetar:

  • A saúde cardiovascular
  • A saúde gastrointestinal
  • Favorecer o surgimento do diabetes
  • Favorecer o ganho de peso
  • Favorecer o acúmulo de gordura

O ideal é que saibamos conciliar uma alimentação saudável e balanceada em nosso dia a dia, incluindo uma grande variedade de alimentos naturais em nossas refeições, pois estes possuem nutrientes essenciais para o nosso organismo e ainda auxiliam na adoção de um estilo de vida saudável.

Assim, sabendo que o consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares, sódio e com altos teores de gordura, podem afetar diretamente a nossa saúde e bem-estar, quais são os riscos de consumir alimentos vencidos em nosso dia a dia?

Confira os fatores que envolvem o consumo de alimentos vencidos e quais são as consequências de se consumir alimentos vencidos.

Comer alimentos vencidos realmente faz mal à saúde?

Alimentos vencidos

O prazo de validade dos produtos representa o período no qual, quando armazenados corretamente, o alimento está propício para consumo. Dessa forma, por não haver nenhuma alteração nutricional e por não favorecer o surgimento de microrganismos, os alimentos, quando dentro do prazo de validade, não apresentam risco de possíveis doenças;

Assim, quando fora o prazo de validade, mesmo que não haja nenhuma alteração visível, alguns dos microrganismos encontrados nos alimentos podem proliferar-se sem que hajam alterações visíveis.

Dessa forma, o consumo de alimentos vencidos é classificado como um problema de saúde pública, tendo em vista que este pode resultar em possíveis doenças.

Além da importância do consumo de alimentos dentro do prazo de validade, é fundamental que estes sejam armazenados de forma adequada, pois o armazenamento inadequado é capaz de fazer com que os microrganismos se desenvolvam, podem, dessa forma, ocasionar doenças.

Alguns dos principais problemas de saúde que podem ser causados pelo consumo de alimentos vencidos são:

  • Dores estomacais
  • Diarreia
  • Infecção alimentar
  • Vômito
  • Náuseas

Dessa forma, a ingestão de alimentos vencidos pode afetar a nossa saúde e bem-estar, ocasionando, inclusive, problemas de saúde. Assim, mesmo que o alimento não apresente alterações visuais, é importante evitar o consumo de alimentos fora do prazo de validade, pois estes estão mais sujeitos ao desenvolvimento de microrganismo.

Uma alimentação saudável e adequada é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, e devemos estar atentos ao que consumimos diariamente em nossas refeições. A ingestão de alimentos naturais, como modos de preparo que preserve suas características, texturas e sabor contribui para a adoção de um estilo de vida saudável, pois estes possuem nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Assim, em nossa alimentação, o consumo de alimentos vencidos não é recomendado devido aos possíveis problemas de saúde que podem ser ocasionados pela ingestão desses alimentos.

Um fator importante é atentar-se no momento da compra do produto, garantindo que este esteja dentro do prazo de validade estabelecido pelo fabricante. Avaliar ainda se o consumo do alimento será realizado dentro da validade do produto também é outro fator muito importante.

Assim, com uma alimentação saudável e adequada, você minimiza os riscos de uma possível intoxicação alimentar, evitando ainda possíveis problemas de saúde que podem ser ocasionados por alimentos em condições inadequadas, pois o seu consumo não é recomendado e deve ser evitado.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies