Tira Dúvidas: O Uso do Micro-Ondas Realmente Faz Mal à Saúde?

Veja se o Micro-Ondas É Realmente Prejudicial à Nossa Saúde

A Era da Eletricidade foi a propulsora de nossa sociedade moderna, onde vemos rotineiramente a criação de novas tecnologias capazes de trazer conforto e praticidade aos nossos dias. O que nos leva a uma importante invenção do ano de 1947, o micro-ondas. Assim, o quadro Tira-Dúvidas de hoje traz uma importante questão: O uso do micro-ondas realmente faz mal à saúde?

Pois bem, esta é uma pergunta que envolve alguns fatores, pois popularmente ouvimos que o micro-ondas faz mal à nossa saúde e que o seu uso recorrente pode favorecer, inclusive, o surgimento de doenças cancerígenas.

O micro-ondas tornou-se nos últimos anos um dos itens fundamentais em nossa cozinha, pois o seu uso traz uma notável praticidade aos nossos dias. Pense que após você chegar cansado do trabalho, ou depois de ter buscado as crianças na escola, tivesse que esquentar o almoço no fogão. Você certamente levaria um tempo considerável para esquentar as refeições, e o micro-ondas possibilita que você esquente as refeições de forma muito mais prática e rápida.

E não é somente para esquentar as refeições que o micro-ondas é útil em nosso dia a dia, pois, com a sua popularização, muitas receitas, muito tradicionais em nosso cotidiano, ganharam uma versão de micro-ondas.

Como, por exemplo, o arroz, que pode ser preparado facilmente nesse eletrodoméstico, onde você também pode preparar pudins, bolos, brigadeiro, legumes e uma grande variedade de receitas, demonstrando toda a sua versatilidade.

O seu uso é tão tradicional em nosso dia a dia que por vezes não nos damos conta de toda a ciência por detrás do seu funcionamento. O micro-ondas aquece os alimentos por meio da propagação de radiação eletromagnética, assim, a energia gerada através das ondas eletromagnéticas é transferida para as moléculas de água, que posteriormente transfere essa energia para moléculas próximas através de vibração, todo esse processo promove um aumento de temperatura, cozinhando, desta forma, os alimentos.

É notável que há a aplicação de uma série de conceitos físicos envolvidos no funcionamento deste eletrodoméstico tão presente em nosso dia a dia, onde, inclusive, o eletromagnetismo foi amplamente estudado, e proposto, por uma célebre figura da física, Michael Faraday.

Mais agora, voltando a nossa questão inicial, vamos abordar se o uso do micro-ondas realmente faz mal à nossa saúde.

O Uso do Micro-Ondas Realmente Faz Mal à Saúde?

De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, o uso do micro-ondas não traz quaisquer danos à nossa saúde, pois a radiação utilizada em seu processo de funcionamento fica armazenada em seu interior, pois é refletida por um material metálico que compõe este eletrodoméstico.

Assim, ao contrário do que comumente ouvimos, a radiação do micro-ondas não se espalha, nem tão pouco pode afetar a nossa saúde. Dessa forma, outra informação importante é que a radiação não fica armazenada nos alimentos, pois o aquecimento, como explicado, ocorre através do movimento das moléculas de água.

O que nos leva a importante conclusão de que o uso do micro-ondas em nosso dia a dia não é prejudicial à nossa saúde. Na verdade, o uso do micro-ondas pode ser aliado a criação de pratos mais saudáveis em nosso dia a dia, possibilitando ainda, que cozinhemos legumes e vegetais para nossas refeições diárias.

Sua praticidade pode ser imensamente útil na preparação de pratos práticos em nosso dia a dia, além de possibilitar que esquentemos nossas refeições de forma simples e rápida, sendo um eletrodoméstico de grande importância em nossa sociedade moderna.

Pois desta forma, diferente do que ouvimos cotidianamente, o micro-ondas não é um eletrodoméstico nocivo à nossa saúde, sendo, inclusive, uma ótima alternativa para o preparo de pratos saudáveis e equilibrados.

micro-ondasmicro-ondas realmente faz mal à saúde