Alimentação Saudável Infantil Pode Ser Incentivada com Atividades na Cozinha

Como Brincadeiras na Cozinha Podem Auxiliar na Alimentação dos Pequenos

Manter uma alimentação saudável para as crianças é um dos maiores desafios enfrentados pelos pais nos dias de hoje.

Com a popularização dos fast-foods, uma enorme variedade de alimentos doces, com alto teor de gordura e outros com grande quantidade de sódio, fazer com que os pequenos se alimentem de forma saudável torna-se uma tarefa realmente desafiadora.

Isso porque os alimentos industrializados são feitos para atrair nosso paladar, seja através do aroma, sabor ou praticidade.

Mas o consumo de alimentos industrializados, ricos em açucares, gordura e sódio, pode trazer muitos malefícios à saúde dos pequenos.

Por isso, é fundamental que os pais incentivem e cultivem uma alimentação saudável desde os primeiros anos de vida das crianças.

Mas nem sempre é uma tarefa assim tão simples fazer com que os pequenos se alimentem de forma saudável. E com isso surge uma questão: O que eu posso fazer para que meu filho se alimente de forma adequada?

Alimentação Saudável

A alimentação infantil é algo que é construída gradativamente. Aos poucos a criança vai acostumando seu paladar com os alimentos que lhe são oferecidos.

Vamos supor que em um dia você ofereceu cenoura cozida para o seu pequeno e ele não gostou, ou se recusou a comer.

Você não deve associar de imediato que ele não gosta de cenoura. Mesmo que seu filho tenha se recusado ou não gostado de comer a cenoura em um primeiro momento, experimente oferecê-la de uma forma diferente.

Se a criança não apreciou a cenoura cozida, você pode experimentar fazer ela ralada ou misturada ao arroz.

Tente não fazer com que seu filho associe a ideia de que ele ‘não gosta de cenoura’. Pois isso tende a dificultar o processo de aceitação da criança em relação ao alimento.

Como mencionado acima, tente abordagens diferentes, espere alguns dias e ofereça de novo, para que aos poucos seu pequeno passe a apreciar o alimento.

O mesmo é válido para todos os tipos de alimentos que as crianças tendem a não apreciar ou recusar em um primeiro momento.

Atividades na cozinha

Uma das formas de incentivar uma alimentação saudável na infância é a realização de brincadeiras e atividades na cozinha.

Mas vale ressaltar que toda as atividades e brincadeiras na cozinha devem ser monitoradas por um adulto. As crianças não devem mexer com utensílios pontiagudos, cortantes ou com o fogo, essas partes devem ficar exclusivamente com os adultos.

Vamos continuar com o exemplo da cenoura. Você tentou de tudo e seu pequeno ainda se recusa a comer a cenoura.

Que tal chama-lo para fazer um bolo de cenoura?

Clique aqui e aprenda a preparar uma receita de bolo de cenoura.

Faça com que a criança participe de todo o processo de preparação do bolo. E sempre incentive uma visão positiva sobre a cenoura.

Durante o preparo da receita você pode dizer, “Olha como a cor da cenoura é bonita”, “Eu adoro comer cenoura, “Cenoura é muito bom não é filho? ”

Pequenos comentários como esses tendem a ajudar os pequenos a assimilarem uma visão positiva sobre o alimento, despertando até mesmo o interesse de provar e dar uma segunda chance para aquele alimento que antes foi recusado.

O tempo de espera para que o bolo fique pronto, pode ajudar também no interesse da criança pelo alimento, que irá ficar curiosa para saber o resultado de tudo aquilo que foi feito.

Esse é apenas um exemplo simples. Mas a ideia serve para todos os tipos de alimentos.

Sempre que possível, faça com que seu pequeno interaja no modo de preparo das receitas do seu dia a dia.

Que podem ser desde uma simples salada, até o preparo de sobremesas e receitas salgadas.

O mais importante é que a criança esteja em contato com os alimentos, aprendendo a apreciar cada um deles.

Lembrando a criança precisa sempre estar acompanhada de um adulto enquanto estiver na cozinha.

alimentaçãoalimentação saudávelcrianças
Comentários (0)
Fazer Comentário