Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Ações de conscientização no trânsito serão realizadas nesta semana

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano dá sequência, nesta semana, às ações da campanha Maio Amarelo. Entre esta segunda-feira (06) e a sexta-feira (10) agentes da Guarda Civil Municipal realizam ciclo de palestras em empresa do setor supermercadista, de transporte, além de blitz educativa.

De acordo com a agenda, nesta segunda-feira (06), terça-feira (07) e quarta-feira (08) as atividades contemplam funcionários da Rede Machado de Supermercados, unidade Itaúbas, com exposições pela manhã e à tarde (sempre às 9h e às 14h). Já na quinta-feira (09), às 16h, está programada uma blitz educativa na avenida das Palmeiras, próximo à praça P-18. Fechando a semana, na sexta-feira (10), tem palestra para funcionários da Rosa Transporte, às 9h e às 15h.

A primeira atividade da campanha Maio Amarelo, promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, foi realizada na quinta-feira (02) com uma blitz educativa no cruzamento entre as avenidas Jacarandás e Flamboyantes, próximo ao Estádio Massami Uriu. Trazendo o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a mobilização levará até o final do mês palestras educativas em escolas e empresas, públicas e privadas, além de blitze educativas.

As instituições que não estão na agenda da campanha podem solicitar ações enviando ofício à Secretaria de Trânsito, conforme explica a guarda civil municipal Sara Borges, coordenadora do setor de Educação para o Trânsito. “Nós temos já um cronograma, mas nada impede que empresas e escolas peçam a conscientização, pois temos horários em agenda. Basta encaminhar ofício para a Secretaria, com a solicitação – se é palestra, blitz educativa nos casos das escolas – e, na medida do possível, estaremos atendendo”, afirma Sara.

A campanha Maio Amarelo, promovida em nível internacional, visa chamar a atenção da sociedade quanto ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Sinop, segundo avaliação de Sara, existem atos de imprudência praticados com freqüência pela população, como exemplo, excesso de velocidade e o não uso do cinto de segurança. “Sinop é uma questão de desrespeito não somente à legislação, mas também, à vida. As pessoas estão sempre na pressa e esquecem que são vidas que estão em jogo”, lamenta.

No município, no último ano, foram registradas 74 vítimas fatais no trânsito e o número de acidentes passou dos 2,1 mil – envolvendo motociclistas, na maioria das vezes. “As pessoas correm demais e não têm tempo hábil para frear, o que dá origem a esses muitos acidentes. Elas precisam lembrar que o respeito à velocidade, além de evitar acidentes, contribui para que, quando aconteça, não seja tão grave, pois o condutor possui tempo de resposta”, completa Sara.

Maio Amarelo
Determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a “Década para a Segurança no Trânsito”, o período de 2011 a 2020 vem sendo marcado com inúmeras ações de nível internacional com o intuito de mudar o preocupante dado que indica que cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano como resultado de acidentes de trânsito.

Leia também: BAIXO EFETIVO DIFICULTA AÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL; SAIBA NÚMEROS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies