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A composição de um produto

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A escolha certa do produto a ser comercializado é fundamental para o sucesso do seu negócio, e requer uma atenção especial.

Três aspectos definem as diferenças nos produtos ou serviços, sendo eles:

  • Durabilidade
  • Tangibilidade
  • Uso

A distinção entre esses três fatores define qual a melhor estratégia de marketing a ser utilizada.

Tangibilidade pode ser definida como sendo aquilo que pode ser tocado ou encostado.

Tradicionalmente existe a definição de que produto é um bem tangível enquanto serviço é um bem intangível.

Em alguns casos isolados, as duas situações citadas anteriormente estão presentes no mesmo produto.

De acordo com o programa 4 Os, um serviço também é um produto.

Você já ouviu falar de produtos de consumo e produtos industriais?

Veja abaixo a definição de ambos:

Produtos de consumo: Com foco no consumidor final.

Produto industrial: Usados durante o processo de fabricação de outros produtos.

A Escolha do Produto

Para determinar qual é a melhor estratégia de marketing para a venda do seu produto, analise as seguintes questões:

  1. O produto que vou colocar em promoção é desejado pelo seu potencial cliente?

Este é um ponto crucial no momento de comercializar o seu produto, você deve estar atento se o seu produto supre as necessidades do seu cliente.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso seu produto deve ser exatamente aquilo que o seu cliente procura.

O produto certo vendido para o público errado, pode levar a empresa ao declínio.

Por isso esteja sempre atento as necessidades e desejo dos seus clientes.

Nós iremos abordar a segmentação de clientes mais afundo nos próximos artigos.

  1. Qual o diferencial que vou ter do meu concorrente?

Conseguir se sobressair entre os seus clientes é indispensável para o sucesso das vendas.

Tenha em mente que o seu produto deve possuir diferenciais que atraiam a atenção do seu cliente.

Seja através de um atendimento personalizado ou em uma garantia estendida, o ideal é que seu cliente note que sua empresa é a melhor do ramo.

Seu consumidor final deve notar que ele está fazendo a melhor compra ao adquirir seu produto.

Por isso invista na qualidade e transparência na comercialização do seu produto.

  1. Tenho margem de lucro suficiente para não ter prejuízo nessa campanha?

Esta é outra questão importante e corriqueiramente afeta o financeiro de diversas empresas.

Muitas vezes, seguindo a ideia de se destacar entre os concorrentes, os gestores criam campanhas promocionais que no final das contas não trará lucro a empresa.

É importante que você note que uma promoção não é somente uma redução de preço.

Uma promoção ideal traz benefícios ao cliente e também para a empresa.

Falaremos mais profundamente sobre o preço ideal de vendas visando o lucro da empresa nos próximos artigos.

  1. Tenho produtos em estoque suficiente se tiver uma alta procura?

gestão de estoque é outro ponto crucial para o sucesso de uma promoção.

Ao escolher a estratégia de marketing correta para o seu produto e direcionar sua campanha ao público correto.

A tendência é que sua empresa tenha um aumento significativo nas vendas, e você deve estar preparado para atender a alta procura do consumidor.

Planeje sua campanha de marketing em cima do seu estoque, pois ambos devem andar lado a lado.

Você precisa realizar um rigoroso controle de estoque e estar atento a reposição do mesmo, conforme a procura do cliente.

 

A composição de um produto

Os elementos que constituem um produto são:

  • Marca
  • Rótulo
  • Qualidade
  • Variedade
  • Embalagem
  • Devolução
  • Garantia
  • Serviços agregados
  • Dimensão
  • projeto

Durante a elaboração de um novo produto, todos os elementos citadas acima devem ser meticulosamente planejados.

Segundo a AMA, marca é: um nome, termo, sinal, símbolo ou combinações dos mesmos, que têm o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferencia-los de concorrentes.

A marca nasceu da necessidade de identificação, como sinal de propriedade, com estratégias de marketing inclusas em seu processo, gerando diferencial que adicionam valor ao produto final.

No cenário atual a marca engloba fatores econômicos, culturais e sociais.

Em relação à marca, considere os seguintes termos legais:

Marca registrada: Que adiciona termos, palavras ou símbolos devidamente registrados para a utilização exclusiva de uma organização.

Marca de serviço: Apresenta as mesmas características da marca registrada, porém refere-se à oferta de serviço.

Para o mix de marketing, a marca apresenta quatro funções, sendo elas:

  • Propriedade
  • Origem
  • Organização
  • Divulgação

As marcas por sua vez são divididas em seis categorias, que serão explicadas a seguir.

Marca de fabricante: Refere-se à marca produzida para sinalizar o produto de algum fabricante.

Exemplo: Nestlé

Marca de revendedor ou privada: Referem-se aquelas que permanecem entre o produtor e o consumidor final.

Exemplo: Supermercado Extra

Marca de família: De uma forma resumida, são marcas com nomes, usadas em linhas de produtos.

Exemplo: Dove

Marca licenciada: É uma ramificação da marca de família, consiste na concessão do uso de uma marca de sucesso, através do pagamento de uma taxa com valor pré-estabelecido.

Marca individual: Algumas organizações preferem atribuir nomes diferentes para cada produto que produzem. Assegurando desta maneira a autenticidade de cada mercadoria.

Normalmente as organizações optam por uma marca individual para estabelecer a diferença entre os produtos, a fim de evitar confusões.

Exemplo: Biscoito Recheado Bono

Marca de extensão de linha: É utilizada não ocasião em que uma organização faz o uso de uma marca já existente para o lançamento de uma nova mercadoria de extensão de sua linha.

Exemplo: Motorola

O marketing é o ponto chave da marca, sendo imprescindível para o seu sucesso.

Ouça o especial 7 passos para você aumentar as vendas no Black Friday.

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