Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Finanças públicas de Mato Grosso são debatidas em seminário

“Finanças Públicas no Governo de Mato Grosso” foi o tema do 12º curso do I Seminário de Políticas Públicas e Gestão Governamental, do qual participam servidores da carreira de Gestor Governamental que atuam no Poder Executivo. O evento foi realizado na última sexta-feira (30), no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

O seminário é promovido pela Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) com o intuito de capacitar os servidores da carreira e contribuir para o desenvolvimento profissional dos mesmos, por meio do fortalecimento da visão estratégica em diversas áreas.

A gestora governamental Ana Paula Poncinelli Rodrigues, primeira palestrante do dia, apresentou os conceitos relacionados ao orçamento público e as etapas do processo de elaboração da peça orçamentária, explicou como os gastos do governo são formados e também destacou seus papéis e funções econômicas.

Gisele Gugel, gestora governamental e superintendente de Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), demonstrou a evolução do desempenho econômico, das receitas públicas e dos gastos públicos de Mato Grosso no período de 1998 a 2017.

No terceiro painel, a gestora governamental e secretária-adjunta de Orçamento da Seplan, Roberta Penna, discorreu sobre o cenário fiscal e o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2019, que já se encontra na Assembleia Legislativa para votação. Destacou ainda os limites de cumprimento da Lei Complementar nº 156/2016, que estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal, e da Emenda Constitucional nº 81/2017, que institui o Regime de Recuperação Fiscal em Mato Grosso.

Capacitação

A carreira de Gestor Governamental foi criada em Mato Grosso por meio da Lei nº 7.350, de 13 de dezembro de 2000. Devido à característica peculiar que envolve a carreira, os gestores governamentais possuem papel estratégico na administração pública e atuam de forma descentralizada em diversas secretarias, executando atividades de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas e assessoramento técnico.

“Os temas de todos os cursos promovidos pela AGGEMT estão dentro do escopo das competências e atribuições da nossa carreira e estão contribuindo muito para a nossa formação e atuação enquanto servidores públicos”, avaliou a gestora governamental Akemi Kuroyanagi Faria, que atua na Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies